Projeto do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, em Minas Gerais (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h10.
Belo Horizonte - O Sebrae criou um programa para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. As ações beneficiarão empreendimentos dos setores de turismo, cultura, comércio, serviços e artesanato das 12 cidades sede da competição. Na próxima semana, o comitê organizador se reunirá no Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, em Brumadinho (MG), para discutir o planejamento que norteará a atuação do projeto.
O Programa Nacional para Atuação do Sistema Sebrae na Copa de 2014 tem o objetivo de preparar as micro e pequenas empresas para o grande evento esportivo que o país sediará, orientando os pequenos negócios sobre acesso a mercados, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Em cada cidade sede serão implementadas ações de acordo com a especificidade da região. A atuação será direcionada para a identificação de nichos de mercado, desenvolvimento de estratégias setoriais, articulação de parcerias público-privadas e melhorias na gestão dos negócios, por meio de seminários, palestras, estudos e missões técnicas.
Um dos destaques da programação do encontro será a apresentação do estágio atual do Estudo de Mapeamento de Oportunidades para MPE, que está sendo desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas nas 12 cidades sede da Copa. Esse trabalho se baseia nos investimentos que serão realizados pela Fifa, governos federal, estaduais e municipais e iniciativa privada. As oportunidades para os pequenos negócios de cada uma das regiões estão diretamente relacionados com a previsão de obras e injeção de recursos nas 12 cidades.
Segundo estimativas da Fifa, a realização da Copa de 2014 deverá exigir R$ 55 bilhões em investimentos no país. O evento deverá ainda gerar um fluxo de 600 mil a um milhão de turistas para o Brasil e mobilizar 20 mil profissionais de mídia de 500 veículos de comunicação de todas as partes do mundo.
<hr> <p class="pagina">Os comitês Municipal de Belo Horizonte e Estadual para a Copa do Mundo 2014 vão apresentar suas agendas e planos de trabalho ao Sebrae. Será definida uma agenda comum do Sebrae e instituições parceiras apoiadoras das ações que serão deflagradas, posteriormente, visando a preparação e capacitação das MPE para o grande evento esportivo.<br><br>Em MInas Gerais, cerca de 500 micro e pequenas empresas da Região Metropolitana de Belo Horizonte serão beneficiadas com o projeto nos próximos três anos.<br><br>Entre as ações estão cursos para donos de estabelecimentos do Mercado Central e da Feira dos Produtores (Cidade Nova); criação de minirroteiros turísticos e gastronômicos para a região da Pampulha, Savassi e Santa Tereza; e melhorias na prestação de serviços de bares, restaurantes e meios de hospedagem de Nova Lima.<br><br>Também está prevista a organização de uma rede de museus e centros culturais, incluindo o Corredor Cultural da Praça da Liberdade, qualificação de artesãos para a produção de souvenirs, e profissionalização de empreendimentos da Estrada Real que liga Itabirito a Ouro Preto.</p>