Serão abertas na primeira semana de abril as inscrições para o “Desafio Brasil 2009 – Desafio de Venture Capital e Empreendedorismo”, voltado para empresas start-up inovadoras com até três anos de funcionamento. A competição é organizada desde 2006 pelo Centro de Estudos de Private Equity e Venture Capital da Fundação Getúlio Vargas (GVcepe), em parceria com a Intel. As inscrições vão até 8 de junho.
A edição 2009 da competição traz diversas novidades – a principal delas é a mudança do público-alvo. Antes destinada somente para planos de negócios, este ano o foco são as empresas start-ups. “Mudamos porque percebemos que o processo de aprendizagem sobre plano de negócios e negociação com investidores é válido para todo empreendedor, não só para estudantes”, diz Gian Carlo Martinelli, coordenador executivo do Desafio. Com isso, a competição passa a dar mais importância aos empreendedores e a sua capacidade de execução de projetos.
Para esta edição, também foi criada uma rede social – que além de oferecer todas as informações sobre o prêmio, é onde os participantes farão as inscrições. O objetivo dos organizadores é estabelecer essa rede como um ponto de encontro permanente para os empreendedores, investidores e estudantes interessados em novos negócios.
Para se inscrever, as empresas devem ter menos de três anos de operação, e um faturamento bruto inferior a 250.000 reais por ano. Além disso, devem apresentar projetos de base científico-tecnológica, e produtos ou serviços com possibilidade de ganho de escala. São mais de 60.000 reais em prêmios e a possibilidade de participar da competição internacional, que acontece no final de 2009, na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.
Mais informações: