Veneza, na Itália, está no roteiro dos prefeitos empreendedores brasileiros (DanieleDF1995/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 16 de novembro de 2010 às 10h04.
Brasília - Vencedores da VI edição do Prêmio Prefeito Empreendedor vão conhecer experiências empreendedoras de sucesso desenvolvidas na Espanha e na Itália.
Durante uma semana eles se encontrarão com prefeitos e equipes técnicas municipais, conhecendo in loco iniciativas de incentivo aos micro e pequenos negócios, além de participar de congressos e de expor as ações com as quais venceram a premiação no Brasil. “O objetivo é exatamente a troca de experiências”, diz a coordenadora nacional do prêmio, Denise Donati.
Na Espanha, os prefeitos visitam as cidades de Palma de Mallorca, Barcelona, Granollers e Girona. Na Itália, as visitas serão a Milão e a Veneza. A viagem começa por Palma de Mallorca, para onde os prefeitos embarcaram nesta quinta-feira (11). Após duas horas de vôo, contudo, em virtude de problemas no radar da aeronave em que viajavam, tiveram que voltar para São Paulo, onde pernoitaram. O novo embarque está previsto para esta sexta-feira (12).
A programação em Palma de Mallorca prevê reunião com a prefeita da cidade, Aina Calvo, que fará uma explanação sobre a relação da prefeitura com as pequenas empresas. Os prefeitos também participarão do Congresso Internacional de Criatividade e Inovação Social (CICI) onde cada um deles falará sobre o projeto com o qual venceu o Prêmio Prefeito Empreendedor.
Na programação de Barcelona estão encontros com o prefeito da cidade Jordi Hereu e com técnicos da prefeitura que atuam junto às pequenas empresas, visita a incubadoras de empresas e ao distrito da inovação urbana, econômica e social. Também haverá visita ao centro de estudos e recursos culturais, onde os prefeitos se encontrarão com especialistas em áreas que tratam, por exemplo, sobre como dar visibilidade criativa à cidade e sobre possibilidades de economia criativa.
Em Granollers se reunirão com o prefeito local, Josep Mayoral, que falará sobre as políticas municipais de promoção econômica e sobre a relação da prefeitura com as organizações empresariais e ações na área educacional. Os brasileiros ainda conhecerão projeto da prefeitura que transformou uma antiga fábrica num centro de produção, formação e difusão cultural e econômica, incluindo os micro e pequenos negócios.
A programação de Girona inclui encontro com a prefeita da cidade, Ana Pagans, visita ao parque tecnológico e incubadora de pequenas e médias empresas, encontro com técnicos da prefeitura das áreas de desenvolvimento econômico e de compras governamentais. Também haverá visita ao Museu Salvador Dali, onde os prefeitos se encontrarão com técnicos da prefeitura de Figueiras, responsável pela implantação do projeto ‘Figueres cidade Criativa’.
Na Itália a visita começa por Milão onde os prefeitos conhecerão experiências de pequenas e médias empresas exportadoras, se encontrarão com técnicos da Câmara de Comércio e com o cônsul geral do Brasil em Milão, embaixador Luiz Henrique Fonseca, e visitarão o setor de promoção comercial do consulado. Em Veneza, eles se encontrarão com integrantes da Câmara de Comércio e da prefeitura local. Lá será abordado especialmente o tema ‘políticas e relações comerciais com pequenas empresas exportadoras e fomento ao crédito’.
O Prêmio Prefeito Empreendedor é promovido pelo Sebrae para incentivar o desenvolvimento municipal aproveitando o potencial dos micro e pequenos empreendimentos. Os vencedores nacionais da sexta edição do prêmio foram divulgados em maio deste ano. São 11 vencedores, sendo um em cada Região do País – Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste – e seis destaques temáticos.
Os vencedores regionais foram Confúcio Aires Moura/Ariquemes (RO) para Região Norte; Francisco das Chagas Limma/São João do Arraial (PI) para Região Nordeste; Gilmar José Benkendorf Silva/Munhoz de Mello (PR), para Região Sul; Helder Salomão / Cariacica (ES), para Região Sudeste; Celso Paulo Banazeski/Colíder (MT), para Região Centro-Oeste.