Demissão: entenda por que este negócio incentiva que seus funcionário deixem a empresa (Foto/Divulgação)
Mariana Desidério
Publicado em 5 de agosto de 2017 às 08h00.
Última atualização em 5 de agosto de 2017 às 08h00.
São Paulo – Já imaginou uma empresa que incentiva os funcionários a saírem? Pois ela existe – e tem ganhado bastante dinheiro. Estamos falando da ListenTrust, negócio americano que atua com serviço de call center em inglês e espanhol. No mercado há uma década, eles já geraram mais de 1 bilhão de dólares em vendas para seus clientes.
O que explica esse sucesso, numa área tão difícil como a de call centers? Parte da explicação está na cultura peculiar que a empresa cultivou ao longo dos anos, cuja premissa inicial é: “Quando te contratamos, dizemos exatamente o que estamos fazendo: treinando você para pedir demissão”, explica um dos fundadores Craig Handley, ao site Entrepreneur.
Se na maioria das empresas os funcionários se amofinam só de pensar no tema “política da empresa”, na ListenTrust o assunto é motivo de entusiasmo. Não é para menos. Afinal, os donos e líderes trabalham diretamente com os funcionários para mapear aonde eles querem chegar em suas vidas e como fazer para conseguir.
Batizado de DreamTrust, o programa delineou seis pilares do desenvolvimento pessoal: riqueza, saúde, felicidade, relações, carreira e tempo livre. Ao final, os funcionários têm uma visão clara de como atingir seus sonhos e de como a empresa aparece neste cenário.
E não acaba aí. Com seus objetivos claros, os empregados recebem ainda mentoria individual, treinamento online e participam de eventos que os ajudem a atingir suas metas.
O resultado é que a empresa tem conseguido gerar muito mais resultado do que seus concorrentes, segundo o Entrepreneur. “As pessoas acreditam que somos uma empresa de call center, mas na verdade oferecemos vibrações positivas para a vida das pessoas, o que faz com que elas sejam melhores em todas as áreas. Quando você entra de cabeça nos sonhos dos seus funcionários, eles entram de cabeça no seu”, afirmou o empreendedor.
Além de mais resultado, a cultura do negócio também gerou impacto na rotatividade da empresa. Paradoxalmente, o programa que treina os funcionários a pedirem demissão fez com que o turnover da ListenTrust caísse de 24% para 4%.