EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Uma pesquisa do Sebrae de São Paulo divulgada hoje (01/03) apontou que, no ano passado, as micro e pequenas empresas do estado apresentaram uma queda de 3,5% no faturamento em relação a 2005. Em 2006, elas faturaram, juntas, 239,9 bilhões de reais, quase 9 bilhões a menos do que no ano anterior.
"Os juros elevados e a crise na agropecuária, no primeiro semestre, e a queda do dólar com conseqüente aumento das importações de itens como calçados e vestuário, no segundo semestre, foram causas importantes para a queda", diz Marco Aurélio Bedê, coordenador da pesquisa. "Além disso, o elevado endividamento da população, que comprou menos no fim do ano, também ajudou a puxar o declínio."
O estudo mostrou ainda uma diminuição de 5,2% no número de pessoas empregadas pelas micro e pequenas empresas paulistas. Por outro lado, o rendimento médio dos funcionários aumentou 7,3%.
A pesquisa Indicadores Sebrae SP foi elaborada em parceria com a Fundação SEADE a partir do monitoramento de 2,7 mil empresas de micro e pequeno porte (com faturamento anual de até 2,4 milhões de reais).