EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
A mais importante feira mundial do mercado automobilístico abriga, nesse ano, um espaço para empreendimentos brasileiros. Num estande coletivo, 30 empresas nacionais - a maioria delas pequenas e médias - estão mostrando seus produtos e serviços. A feira Automechanika, que começou hoje (12/09), em Frankfurt, Alemanha, e termina 17/09, deve gerar cerca de 15 milhões de dólares em novos negócios para as companhias do Brasil.
É a primeira vez que o Brasil reúne um grupo desse porte. Em 2004, cinco empresas expuseram no evento, e fecharam 1,5 milhões de dólares em negócios. Nesse ano, a participação das empresas de cinco estados do país foi intermediada pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) - cada uma das entidades arcou com 50% dos custos. O Sindipeças selecionou as empresas.
No Brasil, o mercado de autopeças tem crescido. Segundo dados da APEX, até julho, as vendas externas brasileiras de autopeças somaram US$ 5 bilhões, com crescimento de 19,8% sobre o mesmo período de 2005.