EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.
Rio de Janeiro - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro (Sedeis) realiza, a partir de hoje (28), curso gratuito que vai ensinar às pequenas empresas da região serrana fluminense os primeiros passos para a internacionalização de seus negócios.
O curso é uma prévia do Programa Primeira Exportação, que o governo do estado e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançam em maio, no Rio, dentro do programa mais amplo Rio Expoint, que oferece atendimento técnico e consultivo especializado em comércio exterior para pequenas empresas.
Segundo o superintendente de Projetos Especiais da Sedeis, Nassim Mehedff, o Primeira Exportação tem o objetivo de apoiar micro, pequenos e médios empresários que já exportaram e pararam a atividade por alguma razão ou que querem entrar nos mercados internacionais.
"Nesses dois dias de curso, eles vão entender todo o processo, as idéias iniciais do que significa exportar e internacionalizar as empresas das quais são proprietários". No fim do curso, aqueles que optarem por assinar o termo de compromisso de participação no projeto poderão cumprir novas etapas que durarão até oito meses, "até que os empresários cheguem ao ponto de exportar corretamente", disse o superintendente.
O curso utiliza material do MDIC já empregado em outros estados no Programa Primeira Exportação. O desenvolvimento do projeto conta com parceiros como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), os Correios e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros. Os pequenos empresários aprendem a fazer desde o diagnóstico das empresas para melhorar sua qualificação técnica, até providenciar aspectos legais e de financiamento.
"Você tem no Primeira Exportação toda a assistência que o Rio Expoint dá para ajudar as pequenas empresas a fazer as adequações necessárias que vão torná-la competente em comércio exterior", disse Mehedff. O primeiro curso será realizado no Laboratório de Informática da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e dará ênfase às empresas do setor metalmecânico, fornecedor da cadeia de petróleo e gás do Rio, e de tecnologia da informação.