EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
No quarto trimestre de 2006, as pequenas e médias empresas brasileiras apresentaram um crescimento de produção industrial superior ao das grandes companhias. Foi o que revelou a pesquisa Sondagem Industrial, elaborada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Desde o surgimento dessa pesquisa, em 1998, é a primeira vez que o crescimento das pequenas e médias empresas suplanta o das grandes.
A CNI considera pequenas e médias empresas aquelas que têm entre 25 e 500 empregados. Empresas com mais de 500 funcionários foram tabuladas como grandes. As pequenas e médias empresas alcançaram 53,2 pontos pelo indicador de evolução de produção utilizado pelo CNI, enquanto as grandes obtiveram 52 pontos.
Ainda é cedo para saber se o fenômeno representa uma tendência, mas os próprios responsáveis pelo estudo acreditam que esse seja um fato isolado. "É bem provável que a ultrapassagem das pequenas e médias seja apenas eventual", diz Renato da Fonseca, gerente-executivo de pesquisa, avaliação e desenvolvimento da CNI.
Para chegar ao indicador de evolução da produção, os pesquisadores perguntaram aos empresários se a produção cresceu muito, se cresceu pouco, se ficou estável, se decresceu muito ou se decresceu pouco no período estudado em relação ao trimestre anterior. Para cada uma dessas opções, computaram-se valores de 100, 75, 50, 25 e zero, respectivamente. Depois, o valor foi dividido pelo número de empresas ouvidas, o que resultou nos indicadores colhidos.