PME

Pequenas criaram 84,9% dos empregos em outubro

Número representa avanço de mais de 20 pontos percentuais em relação a setembro, segundo dados do Sebrae

Cartaz com anúncio de empregos nos Estados Unidos (Justin Sullivan/Getty Images/Getty Images)

Cartaz com anúncio de empregos nos Estados Unidos (Justin Sullivan/Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2010 às 07h59.

Brasília - Dos 204.804 empregos com carteira assinada criados em outubro no País, 84,9% (173.878) foram gerados por micro e pequenas empresas.

Isso significa um crescimento de 20,7 pontos percentuais em relação a setembro, quando essas empresas foram responsáveis por 64,2% dos 246.875 novo postos de trabalho.

Do total de outubro, a maioria (67,5%) das vagas foi aberta por microempresas com até quatro trabalhadores, tendência que vem se repetindo ao longo do ano. As empresas que têm entre 20 e 99 trabalhadores criaram 9,6% do saldo total de empregos e a participação das que têm de 5 e 19 trabalhadores foi de 7,8% nas contratações líquidas.

O setor que mais contribuiu com a geração de empregos no mês foi o comércio, com 35,5% do total, ultrapassando o setor de serviços que vem logo em seguida com 29,2%. A indústria de transformação fica em terceiro lugar com 16,6%, seguido pela construção civil com 10,1%.

“Praticamente todos os setores tiveram saldo positivo, havendo perdas apenas na agricultura e pecuária, de 7,1%”, explica o analista de Gestão Estratégica do Sebrae, Leonardo Mattar.

Os números são do Sebrae extraído dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpregosPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar