PME

Pedidos de falência caem para o menor patamar em dez anos

Dados da consultoria Serasa Experian mostram que de setembro a janeiro de 2020 foram feitas 754 solicitações de falência no Brasil

Falência: a redução do número de pedidos de falência está ligada a uma mudança de comportamento no mercado em 2020 (Thinkstock/Thinkstock)

Falência: a redução do número de pedidos de falência está ligada a uma mudança de comportamento no mercado em 2020 (Thinkstock/Thinkstock)

share
AB

Agência Brasil

Publicado em 4 de novembro de 2020 às 16h28.

Última atualização em 4 de novembro de 2020 às 17h55.

Os pedidos de falência se reduziram ao menor patamar em dez anos, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira, 4, pela Serasa Experian. Segundo a consultoria, foram feitas 754 solicitações de falência de janeiro a setembro deste ano. No mesmo período de 2019 foram registradas 1.100 mil pedidos. O número de falências em 2020 é ainda 50% menor do registrado nos nove primeiros meses de 2011.

Para o economista da Serasa Experian Luiz Rabi, a redução do número de pedidos de falência está ligada a uma mudança de comportamento no mercado. “O pedido de falência está caindo em desuso. Antes, quando uma empresa atrasava os pagamentos era muito comum o pedido de falência. Hoje, existem diversas ferramentas que a ajudam a evitar essa medida.”

O período de isolamento social também é outro fato que, de acordo com o economista, faz com que as empresas busquem formas diferentes de resolver os seus problemas. “Estamos tendo um ano bem diferente em todos os sentidos. Com o isolamento social as empresas tiveram que se redescobrir e inovar, pensando em estratégias para sobreviverem num momento tão difícil”, acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:FalênciasPequenas empresasSerasa Experian

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar