-
1. Mercados do momento
zoom_out_map
1/9 (Divulgação)
São Paulo – A partir de uma pesquisa da consultoria Rizzo Franchise cedida em primeira mão à Exame.com, selecionamos os mercados mais promissores para
franquias. O levantamento mapeou as 100
cidades que oferecem melhores condições para os negócios e os
setores mais promissores em cada uma delas. Assim, os setores que você verá a seguir são os que aparecem mais vezes na primeira colocação em cada uma das cidades. Como explica o sócio da consultoria Marcus Rizzo, a pesquisa é realizada a cada dois anos com base em informações do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Selecionamos as 10 maiores localidades (população e potencial de consumo) e para cada uma delas avaliamos nove diferentes setores para instalar uma franquia.” O ranking de cada setor, destaca Rizzo, é uma relação entre a quantidade de franquias da região por cada setor e o Índice Potencial de Consumo (IPC). “Quanto maior a demanda por produtos e serviços do setor e menor a oferta de negócios que oferecem os mesmos produtos e serviços, maior é o potencial para instalar novas franquias naquele setor”. Clique nas fotos para ver quais são os nove melhores setores.
-
2. Automotivo
zoom_out_map
2/9 (Miguel Riopa/AFP)
Dentro desse setor pode-se encontrar franquias desde lavagem de veículos, a aluguel de carros ou oficinas mecânicas. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento desse tipo de negócios, no ano passado, tingiu a cada dos 3 milhões de reais. Cinco das cidades cujo setor automotivo é o mais importante estão no estado de São Paulo (São José do Rio Preto, Moji das Cruzes, São Carlos, Barueri, Americana), maior polo de produção, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Macapá, Vitória, São Luís, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis são as capitais em que o setor de automóveis nas franquias sai na frente.
-
3. Educação e Treinamento
zoom_out_map
3/9 (Divulgação)
O setor de educação varia desde cursos de idiomas, passando por cursinhos preparatórios para concurso ou de aprimoramento profissional. Dados da ABF apontam um faturamento de 5,9 milhões em 2011. Principal setor de 23 das 100 cidades que aparecem no levantamento da Rizzo Franchise, o campo de Educação e Treinamento é forte em São Paulo. No entanto, o grande destaque é para Campinas, segundo afirma o consultor Marcus Rizzo. “É a única capital que está sempre no ranking das 10 mais. Possui um mercado totalmente independente e auto suficiente, diferente de outras localidades de porte como Sorocaba, Jundiaí ou Guarulhos”. Educação e Treinamento também aparece na frente em cidades no Nordeste como Maceió e João Pessoa. Vila Velha, no Espírito Santo, e Anápolis, em Goiás, também tem destaque neste setor.
-
4. Hotelaria e Turismo
zoom_out_map
4/9
Há possibilidade de negócio em franquias especializadas em agências de turismo, hotéis e pousadas. Dezoito vezes o ramo mais promissor entre as 100 cidades que integram a lista dos melhores para se instalar uma franquia, o setor faturou cerca de 2,7 milhões no ano passado, conforme balanço da ABF divulgado em março. Entre as capitais em que Hotelaria e Turismo aparecem como a área que mais oferece oportunidades aparecem Brasília, Rio Branco, Salvador, Niterói e Aracajú.
-
5. Livrarias
zoom_out_map
5/9 (Ralph Orlowski/Getty Images)
A pesquisa desempenho do franchising brasileiro, da ABF, colocou o setor de livrarias dentro do ramo Negócios, Serviços e Outros Varejos, junto com postos de gasolina, supermercados, transporte e logística, serviços financeiras, pet shops, entre outros. Ao longo de 2011, o faturamento foi de pouco mais que 24 milhões de reais. São 13 as cidades em que o setor de livrarias é o mais forte no que diz respeito ao franchising. Entre as que têm a área como primeira colocada estão Fortaleza, Olinda, Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Santo André.
-
6. Vestuário e Acessórios
zoom_out_map
6/9 (Getty Images)
Redes de roupas, sapatos, bijuterias, bolsas, estão entre as possibilidades de franquias neste setor. Contagem, Montes Claros, Maringá, Diadema, Carapicuíba, Araçatuba e Rio Claro são as cidades, entre as 100 selecionadas pela pesquisa da Rizzo Franchise, em que o setor de Vestuário e Acessórios vem na frente. De acordo com os dados da ABF, a área acumulou um faturamento de mais de 7 milhões de reais ao longo do ano passado.
-
7. Construção e Mobiliário
zoom_out_map
7/9 (Stock.Xchange)
Entre as possibilidades desse mercado estão redes especializadas em reformas e reparos, além de lojas que oferecem itens de casa. Em apenas três cidades o estudo da consultoria Rizzo Franchise identificou como a melhor oportunidade o setor de Construção e Mobiliário. São elas: Capina Grande, Petrópolis e Boa Vista. Assim como o setor de franquias Infantil, a ABF não divulgou quanto o setor de Construção e Mobiliário faturou em 2011.
-
8. Alimentação
zoom_out_map
8/9 (Stock.xchng)
As opções de redes vão desde carnes e frios, passando por comidas típicas e especializadas, conveniências e mercados, padarias, produtos naturais, restaurantes e sanduíches. Embora esteja entre os setores mais que faturaram em 2011, com uma receita de 17,5 milhões, as franquias de alimentação só encontram um excelente espaço para crescer em uma cidade: São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
-
9. Saúde e Beleza
zoom_out_map
9/9 (Getty Images)
Clínicas odontológicas são classificadas pela ABF como integrantes desse setor, assim como redes especializadas em estética, farmácias, óticas, salões de beleza, entre outros. Belo Horizonte é a única cidade em que o setor de saúde aparece como o mais promissor quando se fala em instalação de uma franquia. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o setor fechou 2011 com 17,7 milhões de reais em caixa.