São Paulo – Um levantamento feito pela revista Fortune mostra quais lugares no mundo estão mais próximos do Vale do Silício quando o tema é empreendedorismo. Para descobrir as cidades mais amigáveis para startups, a publicação usou dados do Índice Global de Inovação, elaborado pela escola de negócios Insead e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, que lista os países com mais empresas bem sucedidas no mundo. No topo da lista, estão as cidades no norte da Europa. Veja nas fotos a seguir os melhores locais no mundo para começar uma startup, segundo a Fortune.
A cidade suíça está no topo da lista. Bem organizada, Zurique tem 350 mil habitantes de várias nacionalidades e abriga centenas de bancos. Google e Yahoo têm centros de engenharia na cidade. Segundo a Fortune, a cidade é boa em especial para invenções, a área de hardware e de sustentabilidade.
A capital da Irlanda foi considerada uma das cidades com políticas mais amigáveis aos novos negócios. Pequena e menos concorrida que Londres, a cidade já abriga grandes empresas de tecnologia, como Google e Facebook.
A capital dinamarquesa, repleta de castelos e referências à realeza, é também um ambiente bastante propício ao desenvolvimento de startups. Com pouco mais de 500 mil habitantes, o local se destaca por ser bom em projetos para mobile e para ciência, segundo o levantamento da Fortune.
A cidade fica a mais de 600 quilômetros de Helsinque, a capital finlandesa, e é um polo de desenvolvimento de novas tecnologias. São centenas de empresas de tecnologia desenvolvendo projetos em uma espécie de grande laboratório. O local é bom em especial para o desenvolvimento de startups da área de mobile.
A cidade holandesa, a 120 quilômetros de Amsterdã, já foi considerada uma das mais inteligentes no mundo e é um importante centro tecnológico da região. Segundo a lista da Fortune, a cidade tem projetos especiais nas áreas de sustentabilidade, software e internet.
7. Agora veja a galeria de empreendedores brasileiros no exteriorzoom_out_map
Empresas como Netflix, Airbnb e Natura são conhecidas por estudarem o público e desenvolverem ações efetivas com foco no cliente. Entenda como o design thinking funciona na prática