Ricardo Ramos, fundador da Precifica: atende clientes como Centauro, Fast Shop e Samsung (Daniela Toviansky / EXAME PME)
Da Redação
Publicado em 19 de agosto de 2014 às 14h04.
São Paulo - Para o paulistano Ricardo Ramos, de 32 anos, quanto mais concorrência existir no comércio eletrônico, melhor. Ramos é fundador da Precifica, que desenvolveu um sistema que muda sozinho o preço de produtos vendidos em lojas virtuais, como Centauro, Fast Shop e Beleza na Web.
“O sistema leva em conta variáveis como valor praticado na concorrência, estoque e margem de lucro”, diz Ramos. “O lojista estabelece um piso e um teto para cada item.” É uma prática já disseminada em grandes varejistas americanas, como Amazon e Best Buy, que chegam a alterar o preço de uma mesma mercadoria mais de dez vezes ao dia.
“Os clientes pagam até 2 reais por mês para cada item monitorado”, diz Ramos. Algumas fabricantes, como Samsung, Lenovo e Tilibra, também contratam o serviço para verificar o desempenho de seus produtos na internet, acompanhando a política de preço das revendas e a disponibilidade de estoque no mercado. A Precifica prevê faturar 3 milhões de reais neste ano — três vezes mais do que em 2013.