Empreendedorismo feminino: 4 lições para mulheres líderes de seus próprios negócios (JLco - Julia Amaral/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 11 de março de 2022 às 11h00.
Por Célia Kano, da Rede Mulher Empreendedora
Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, minha querida amiga leitora, quero compartilhar a breve história por trás dessa coluna e compartilhar quatro lições sobre empreendedorismo que aprendi.
Garanta o seu lugar entre as melhores do Brasil, entre no Ranking Negócios em Expansão 2022
Desde 2018, quando conheci a Ana Fontes (fundadora da Rede Mulher Empreendedora), ela me provoca a usar as redes sociais, escrever diretamente para mulheres e compartilhar as lições que aprendo nas capacitações, mentorias e ações de apoio às mulheres que realizamos no Brasil inteiro.
Pensei em fazer um blog. Ensaiei, achei que não tinha tanto para falar e desisti. Três anos depois, em 2021, o empurrão que faltava surgiu na pandemia: a Silvana Inácio (assessora de comunicação e voluntária da nossa rede) nos conectou com a jornalista Maria Clara Dias, que liderava o espaço PME da EXAME e buscava colunistas que escrevessem para mulheres. E assim, eu e a minha colega Marina Gurgel passamos a ser colunistas que, periodicamente, trazem dicas para mulheres que lideram negócios.
Dessa pequena história pessoal, tenho algumas lições para você, minha querida amiga empreendedora:
A jornada de quem empreende pode ser solitária, cheia de desafios e ter pessoas que acreditem em você é um diferencial. Antes mesmo de achar que eu conseguiria escrever, eu tive a Ana para acreditar ao meu lado e me falar que eu tinha essa capacidade. Fortaleça sua rede de contatos e tenha mulheres próximas que te incentivem a ir em frente.
Os desafios da mulher envolvem barreiras construídas socialmente e historicamente, como a jornada dupla e as dificuldades no acesso a recursos financeiros (crédito e investimentos). Por isso, ter mulheres na sua jornada que abrirão oportunidades, como a Silvana e a Maria Clara, é importante para você e o seu negócio. Entre, participe de grupos como a Rede Mulher Empreendedora e o Pretahub e fique atenta às oportunidades que surgirem!
Liderar um negócio envolve gerenciar as divulgações, vendas, financeiro, operações e atendimento do cliente. Para crescer um negócio é necessário assumir que não podemos fazer tudo sozinhas e saber delegar (em casa e no negócio). Nesse sentido, tenho a alegria de poder dividir a escrita dos textos dessa coluna com a Marina. Que não somente divide essa tarefa, mas também me provoca com sua visão de mundo e me fortalece na minha própria jornada.
Um negócio é feito de altos e baixos. Viva a jornada diária e celebre cada pequena conquista, como um produto vendido e um cliente satisfeito. A cada texto publicado, eu e a Marina compartilhamos a alegria nas nossas redes sociais pessoais. De pouco em pouco, recebemos mensagens, conquistamos mais confiança na escrita e reforçamos nossa missão que as dicas cheguem para mais mulheres que empreendem.
A busca por um mundo igualitário e diverso para as mulheres é longa ainda, mas peço um momento para que você, minha amiga, reflita suas conquistas até aqui. Não é fácil, eu sei, mas juntas iremos mais longe. Como a história dessa coluna, fruto do incentivo da Ana, Silvana, Maria Clara e tantas outras mulheres nos bastidores que acreditaram em mim e na Marina, nós acreditamos em você! Parabéns pelo dia! Nos mantemos conectadas na coluna para conversar sobre como se desenvolver e crescer o seu negócio.