PME

Missão italiana procura negócios no Brasil

Empresários da Lombardia, uma das regiões mais dinâmicas da Itália, visitam o país nesta semana

Rio de Janeiro: empresários estrangeiros estão de olho no país (ANNA KAHAN)

Rio de Janeiro: empresários estrangeiros estão de olho no país (ANNA KAHAN)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2010 às 14h23.

Rio de Janeiro - De olho nos eventos internacionais que o Brasil sediará nos próximos anos, cerca de 30 empresários e autoridades da Lombardia (região ao norte da Itália) participaram de reuniões de negócio nas sedes de Sebrae Rio de Janeiro e Firjan, nesta segunda-feira (22).

Organizada pela Promos (Empresa Especial da Câmara de Comércio de Milão), a missão permanecerá no País até 26 de novembro.

O diretor do Centro Internacional de Negócios da Firjan, Amaury Temporal, comemorou a escolha do Rio de Janeiro como primeira escala da missão de negócios. Para Gianni Loreti, vide-diretor do Instituto Commercio Estero, não poderia ser diferente. “Temos grandes investimentos em andamento neste estado, que passa por um momento ímpar. E o Brasil é o 7º mercado consumidor do mundo, porta de entrada para o Mercosul”, explicou.

A delegação se dividiu em palestras simultâneas nas duas entidades. No Sebrae Rio, conheceram em detalhes o projeto Copa 2014, que prevê apoio a 2.500 micro e pequenas empresas do estado. Na Firjan, ouviram a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e o diretor superintendente do Sebrae, Sergio Malta.

Do Complexo do Açu ao Comperj, passando por projetos de fruticultura e turismo, Malta falou sobre todos os investimentos que o estado recebe e receberá nos próximos anos. “O Brasil ainda vai crescer muito, assim como o Rio. Então vocês acertaram ao virem para aqui antes de São Paulo. Se a decisão for investir no Rio, podem contar com o Sebrae”, concluiu Sérgio Malta.

Lombardia: berço das feiras
Região mais dinâmica da Itália, a Lombardia é também considerada um dos quatro 'motores' da Europa. Composta por 12 províncias, entre as quais Brescia, Bergamo e Monza, a 'máquina' lombarda é movida a feiras: 52 internacionais, 44 nacionais e 68 regionais. A âncora da região é sua capital, Milão, sede de grandes eventos, como o Salão do Móvel, a Semana de Moda e o Salão do Carro.

A província milanesa abriga um dos maiores e mais modernos centros de exposição do mundo, Fiera Milano. A empresa dispõe de dois centros de exposições, dos quais o maior tem 345.000 m² de área expositiva, em uma área total de cerca 500.000 m².

O território lombardo concentra mais de 1/5 da riqueza nacional, 36,6% dos investimentos estrangeiros, 26,3% das sociedades anônimas, cerca de 260.000 empresas e 840.000 empregados.

Acompanhe tudo sobre:América Latinacidades-brasileirasDados de BrasilEmpreendedoresEmpreendedorismoEuropaItáliaMetrópoles globaisPaíses ricosPequenas empresasPiigsRio de Janeiro

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar