PME

Miguel Krigsner dá a receita de sucesso de O Boticário

Miguel Krigsner conta como nasceu O Boticário, empresa brasileira com quatro unidades de negócios e 7 mil funcionários diretos

Batons na fábrica do Grupo Boticário (Divulgação)

Batons na fábrica do Grupo Boticário (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2014 às 15h53.

Toda vez que sou questionado sobre como é possível empreender e desenvolver um negócio tendo como premissa a sustentabilidade nas relações humanas, eu respondo: por que não?

Aos 11 anos eu ajudava meu pai em um pequeno comércio de roupas no Centro de Curitiba, no Paraná. Foi lá que aprendi a importância das relações, vendo como meu pai lidava com os clientes, fornecedores e com a comunidade.

Em 1977, decidi unir minha crença no Brasil a um desejo empreendedor. Assim nasceu O Boticário, uma farmácia de manipulação que depois incorporou os cosméticos e a perfumaria. Mais uma vez me deparei com a importância nas relações humanas e, desde o início, procurei oferecer esse diferencial no atendimento e nos serviços. Deu certo. Rapidamente, O Boticário se espalhava pelo sistema de franquias e ganhava o respeito das pessoas em todo o Brasil.

Enfrentamos diferentes momentos do país sem perder a esperança, investindo cada vez mais e agregando pessoas. Crescemos em ritmo muito acelerado. Em 1990, O Boticário já tinha mais de mil lojas espalhadas pelo Brasil. Nós precisávamos olhar o desenvolvimento das nossas atividades e também das pessoas.

Hoje somos o Grupo Boticário, uma empresa 100% brasileira que acredita e confia no desenvolvimento do Brasil. Administramos quatro unidades de negócio: O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box. Somos 7 mil colaboradores diretos e 25 mil indiretos, ligados a 900 franqueados. Estamos em 1.750 municípios brasileiros e contamos com mais de 3.800 lojas no Brasil, além de levar nossos produtos para outros oito países.

A expansão desse modelo de negócio nos levou à Bahia. Depositamos neste estado, mais uma vez, a confiança de que as nossas relações serão sustentáveis, agora com o belo sotaque baiano. Inauguramos, recentemente, nossa segunda fábrica e o nosso segundo centro de distribuição, em Camaçari e em São Gonçalo dos Campos, respectivamente.

Não investimos apenas recursos financeiros e geração de empregos e renda. Na Bahia, assim como aconteceu no Paraná há três décadas, começamos, juntos, o mesmo sonho: a construção de um País mais belo e mais sustentável. Um País formado por pessoas que o amam e acreditam no seu desenvolvimento.

O foco nas pessoas e no ambiente onde estamos inseridos é uma tônica na história e na trajetória do Grupo Boticário. Antes mesmo de começar a produzir na Bahia, nos aproximamos dos moradores destas cidades e, juntos, revitalizamos espaços públicos. Implantamos programas de capacitação profissional e mudamos a vida de mais de 400 pessoas dos dois municípios onde estamos sediados.

Cuidamos da conservação do meio ambiente por meio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, criada em 1990 e que já apoiou mais de 1.400 projetos.

Essa é a beleza que sustenta nossas relações. Colocamos em prática valores que duram para sempre, como comprometimento com os resultados, valorização das pessoas e paixão pela evolução e desafios, com o objetivo de construir um País cada vez melhor. Para nós do Grupo Boticário, beleza não é o que a gente sonha, imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz.

Miguel Krigsner é fundador de O Boticário, presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Veja também o Day1 do Miguel Krigsner: A receita do sucesso

http://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/285df8fb9c223d5e6684da0b0184e55b/a67d546a9dee1767dba90f839cace979

Acompanhe tudo sobre:BoticárioEmpreendedoresEmpreendedorismoEmpresasFranquiasindustria-de-cosmeticosPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar