Mentoria empreendedora: 67% das mulheres querem se capacitar (Guido Mieth/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 9 de novembro de 2021 às 14h22.
Última atualização em 9 de novembro de 2021 às 14h26.
Por Célia Kano, diretora da Rede Mulher Empreendedora
Um estudo feito em 2021 revelou que 45% das mulheres já realizaram alguma formação para empreendedores e 67% planejam realizar nos próximos 12 meses. Esses números fazem parte da 6ª edição da Pesquisa do Instituto e Rede Mulher Empreendedora e demonstram a busca por capacitação de quem empreende.
Você consegue imaginar o seu negócio na capa da EXAME? Nós conseguimos! Entenda como.
Dentre as formas de se desenvolver, as mentorias são um caminho interessante e, em alguns casos, podem ser até mais efetivas que cursos. E nesse sentido esse texto reúne dúvidas comuns e dicas sobre mentorias.
Ela é um momento de desenvolvimento do negócio na qual uma pessoa com mais experiência ou conhecimento orienta outra pessoa. Não é uma sessão de coaching ou um treinamento.
Observe no seu círculo de familiares, amigos, colegas e conhecidos se alguém possui um negócio similar ou já passou pelo mesmo desafio. Entre em contato com esta pessoa e pergunte se ela pode te ajudar.
Seja breve, explique o seu desafio e motivos que fazem você acreditar que a pessoa pode te ajudar. Caso precise de um encontro, defina quanto tempo de dedicação dessa pessoa você precisaria para si.
Esta troca de experiência é comum entre quem empreende e acontece informalmente -- e normalmente sem o estabelecimento de valores. Se for gratuita, é uma boa prática se manter aberto a futuras ajudas. Mas caso a sua mentora peça um valor financeiro pelo tempo dedicado, avalie e tente negociar uma permuta, ou seja, uma prestação de serviço pela mentoria.
Normalmente, 1 hora costuma ser o suficiente.
Liste suas dúvidas em um papel. Estude quais as experiências passadas da mentora para saber como aproveitar o máximo de conhecimento que ela possui. Redes sociais como o LinkedIn podem ser interessantes.
Seja pontual. Papel e caneta na mão! Você é responsável pelas suas anotações. Tenha escuta ativo. Faça perguntas, pois nenhuma dúvida é desnecessária.
A mentoria ou a mentora não irão tomar decisões do negócio por você. O objetivo da mentoria é apresentar caminhos e antecipar riscos, ganhos e problemas nas decisões que tomar.
Avalie as sugestões da mentora e implemente as ações que forem relevantes para o seu negócio.
Mentorias são efetivas quando você possui uma dúvida pontual no negócio e consegue acionar uma mentora especialista na área da sua dúvida. Nesse caso, a mentoria será resolutiva em um curto prazo. Para dúvidas sobre o modelo de negócio ou gestão como um todo, o curso será mais abrangente, mas demandará um tempo maior de dedicação.
E para quem busca mentorias gratuitas, fique atento aos plantões de mentoria com especialistas da Rede Mulher Empreendedora e outras redes de apoio a empreendedores. Boa mentoria!
Tem dúvidas sobre como administrar a sua pequena empresa? Assine a EXAME e tenha acesso a conteúdos semanais sobre o assunto