PME

Ibmec Rio abre inscrições para mentoria de startups

Segundo a instituição de ensino, na última edição algumas empresas saíram da fase de incubação com um crescimento de 600% em faturamento

Startups: no primeiro ano de atuação, em 2021, o Ibmec Hubs Rio auxiliou na estruturação e no crescimento de 11 startups (oxygen/Getty Images)

Startups: no primeiro ano de atuação, em 2021, o Ibmec Hubs Rio auxiliou na estruturação e no crescimento de 11 startups (oxygen/Getty Images)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 15 de março de 2022 às 16h55.

Última atualização em 15 de março de 2022 às 17h03.

Até o dia 31 de março, o programa Hubs Rio estará recebendo inscrições de startups para participar de seu segundo ciclo. O Hubs é um local colaborativo focado no desenvolvimento das empresas e em sua inserção no mercado criado pela instituição de ensino Ibmec RJ. O espaço também disponibiliza programas estruturados para formação e orientação aos novos empreendedores, networking e acesso a mentoria de empresários e profissionais do mercado.

No primeiro ano de atuação, em 2021, o Ibmec Hubs Rio auxiliou na estruturação e no crescimento de 11 startups. Segundo o Ibmec, algumas empresas que passaram pelo desenvolvimento e mentoria saíram da fase de incubação com um crescimento de 600% em faturamento e conseguiram atrair interesse dos investidores. Outros empreendimentos duplicaram a base de clientes e outros conquistaram os primeiros clientes durante o programa.

Segundo dados da Abstartups, o Brasil tem hoje mais de 13 mil startups e o Rio de Janeiro é a segunda cidade com o maior número, atrás de São Paulo.

O Ibmec Hubs Rio disponibiliza programas estruturados para formação e orientação aos novos empreendedores. Em 2022, o Hubs vai se dividir em três programas: Incubação, Tração e Investimento. Esses programas foram desenhados de forma a apoiar essas empresas em etapas distintas de seu desenvolvimento.

O programa de Incubação — que foca em startups no estágio inicial de desenvolvimento e será gratuito — está com 20 vagas e aceita as inscrições até 31 de março. No segundo semestre haverá oportunidade para negócios mais maduros com as etapas de Tração e de Investimento.

Na etapa Tração, o objetivo é acelerar as atividades comerciais das startups participantes. Tem duração de seis meses, e os empreendedores participantes terão seus processos comerciais acompanhados de perto por mentores e especialistas da área. E na fase Investimento, o Hubs oferece um programa de dois meses para preparar os empreendedores para a captação e a conexão com potenciais investidores.

O Hubs tem sede nos dois campi do Ibmec RJ, na Barra da Tijuca e o no Centro, com capacidade para receber até 20 startups. Após o período de inscrição, as propostas serão analisadas pela comissão de avaliação e no dia 30 do mês de abril serão divulgadas as startups aprovadas.

Inscrições: até 31 de março por este link

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedorismoRio de JaneiroStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar