PME

Fuja dos mitos de marketing que só atrapalham a sua empresa

Veja os mitos que só atrapalham a divulgação da sua empresa.

Analista de marketing pleno (Exame.com)

Analista de marketing pleno (Exame.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2016 às 15h00.

Fuja dos mitos de marketing que só atrapalham a sua empresa
Escrito por Mônica Lobenschuss, especialista em marketing e mídias sociais

Termos técnicos, lendas e mitos fazem parte do dia a dia do marketing e, muitas vezes, podem confundir o empreendedor. Para fugir dessas armadilhas, reunimos os sete principais mitos atuais e mostramos como dá para ser feliz, desenvolver a empresa e vender mais com atitudes simples:

Mito nº 1: “eu sei tudo sobre marketing”: isso é impossível, especialmente hoje em dia, pois, enquanto escrevo essa coluna, possivelmente, já surgiram novidades para melhorar os resultados de marketing das empresas. Se algum candidato à vaga de gerente de marketing ou até uma agência disser isso, fuja.

Mito nº 2: “é preciso ter muita verba de marketing”: toda empresa, de qualquer porte, hoje pode fazer um bom marketing nas redes sociais até com pouca verba. A criatividade, a qualidade nos posts e a interação com a audiência podem compensar a falta de investimento, em muitos casos.

Mito nº 3: “basta copiar o concorrente”: o que funciona para uma marca não é sinônimo de garantia para outra. Cada empresa tem os seus valores, diferenciais e a forma de conversar com os clientes. Nas redes sociais, a regra é ser autêntico, comprometido, acompanhar as novidades e usá-las quando for pertinente.

Mito nº 4: “redes sociais são coisa de adolescente”: quem ficou parado na Idade da Pedra precisa se conscientizar de que todos os seus clientes e prospects estão conectados nas redes e isso só vai ficar mais intenso. É um caminhos sem volta. Ou a sua empresa assume esse fato agora, e começa desde já a aproveitar os benefícios digitais, ou vai ter de fazer isso em breve (mas já vai ter perdido clientes para outras marcas).

Mito nº 5: “rede social é Facebook”: novos canais estão aparecendo e consolidando a sua vocação. Ter uma página no Facebook é básico, mas a empresa precisa estar onde estão os clientes. Se é loja de roupa, por exemplo, precisa estar no Instagram. Se é um negócio B2B, ative também o Linkedin. Os vídeos estão tomando o espaço dos textos. Então, vale a pena usar o YouTube, além de acompanhar o crescimento do Snapchat.

Mito nº 6: “para vender é preciso investir no Google Adwords”: você pode impulsionar posts no Facebook, montar campanhas de FaceAds e até usar a publicidade no Linkedin para vender, muitas vezes usando menos verba e saindo da competição acirrada do Google Adwords.

Mito nº 7: “campanha de e-mail marketing não funciona mais”: ao contrário, a comunicação por e-mail ainda é muito valorizada nas vendas. Mas hoje pode ser aprimorada com uma redação estratégica e próxima, que valorize o uso de gatilhos mentais e de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar a conversão.

O fato é que sempre há novidades no marketing e formas de usar melhor os recursos! Aproveite parte do seu tempo para se atualizar e conhecer o que o mercado está fazendo. Estudando casos de sucesso, muitas vezes, você terá mais conhecimento e ainda poderá ter ideias para aplicar no seu negócio.

Mônica Lobenschuss é especialista em marketing digital e fundadora da Social Lounge

Envie também suas dúvidas sobre marketing e redes sociais para pme-exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioestrategias-de-marketingInternetRedes sociais

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar