PME

Franquia Havaianas quer concorrer com chocolate e perfume

Rede encara lojas focadas exclusivamente na marca como vitrines para um conceito

Loja da Havaianas (foto/Divulgação)

Loja da Havaianas (foto/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2011 às 09h40.

São Paulo – Atuando no mercado de franquias há pouco mais de dois anos, a Havaianas já inaugurou mais de 150 lojas no país. A rede foi uma das que mais cresceram no último ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).   

Embora a operação gere receita para os franqueados – o faturamento médio mensal de uma unidade é de aproximadamente R$ 80 mil – e para a franqueadora, seu principal valor para o grupo Alpargatas, dono da Havaianas, não está no volume de vendas do canal, mas sim no posicionamento estratégico que ele garante à marca.

“Mais do que um produto, é uma loja que vende um conceito”, explica Rogério Bastos, diretor de varejo da Alpargatas. “O cliente que vai à loja faz uma compra diferente, com um caráter mais emocional. Não encaramos o varejo de sapatos como concorrente da loja Havaianas. Queremos que o cliente a veja como uma alternativa a uma loja de perfumes ou de chocolates na hora de comprar um presente, por exemplo”, detalha o executivo.

Para garantir o sucesso da franquia, a rede reserva modelos exclusivos para as lojas, feitos especialmente para datas especiais, como a Copa do Mundo ou o Dia dos Namorados. Lançamentos da marca, como a linha de tênis “Soul Collection”, também chegam primeiro ao canal – hoje apenas 47 lojas que fazem parte da rede de franquias têm a coleção à disposição.

Saiba mais sobre o dia-a-dia de quem administra uma franquia Havaianas no episódio de Conexão Franquia desta semana:
 

/libc/player/liquid3.swf

Acompanhe tudo sobre:CalçadosFranquiasHavaianas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar