Assessor especial do MCT, Reinaldo Ferraz, durante evento do Sistema Sebrae (Bernardo Rebello/Agência Sebrae)
Da Redação
Publicado em 7 de abril de 2011 às 12h13.
Brasília - A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vai virar um banco público. A informação é do assessor especial da Secretaria Executiva do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Reinaldo Ferraz.
Segundo ele, a instituição já tem a carta patente (um dos documentos necessários para a transformação) do Banco Central, mas ainda deve demorar cerca de três anos até que a mudança ocorra. “Há diversos ajustes de estrutura interna que a Finep precisa para poder operar como banco, captar dinheiro no mercado e emprestar na mesma modalidade que o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, explicou.
A confirmação foi feita em palestra durante evento do Sistema Sebrae em Brasília. Ele participou de um painel sobre inovação e competitividade nas micro e pequenas empresas.
Na ocasião, apresentou um balanço das ações desenvolvidas pela Financiadora e adiantou medidas estabelecidas no Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação de 2011 a 2014.
Segundo Reinaldo Ferraz, a transformação da Finep em banco público é uma das medidas voltadas para o que chama de novo padrão para financiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
Ele relacionou entre as medidas previstas no plano o fomento e agilidade no processo de registro de patentes, o fortalecimento dos sistemas de inovação nas empresas, a criação de fundos setoriais, o aprimoramento e a ampliação dos incentivos fiscais.