PME

Financiamento é obstáculo para startups, diz Ernst & Young

Segundo levantamento da Ernst & Young, as pequenas e médias empresas nos países do G20 são responsáveis por metade dos empregos gerados

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2012 às 11h28.

São Paulo – A obtenção de financiamento é um dos grandes desafios enfrentados por empreendedores globais. Segundo o estudo Funding the Future, da Ernst & Young, dois terços dos mil entrevistados afirmaram encontrar dificuldade no acesso ao financiamento em seus países.

O investidor-anjo é um dos caminhos encontrados para financiar startups, e nos mercados desenvolvidos, o private equity é uma das opções viáveis para os pequenos empreendedores.

Ainda de acordo com o estudo, as pequenas e médias empresas são responsáveis por metade dos empregos gerados na maioria dos países que integram o G20. O investimento nas PMEs em todo o G20 é de 714 bilhões de dólares, dos quais 569 bilhões vem de empréstimos bancários.

A China lidera como o país que mais investe nas PMEs, com mais 400 bilhões de dólares, seguido dos Estados Unidos, com 116 bilhões de dólares investidos.

O Brasil aparece à frente de países como México (9,35 milhões de dólares), Índia (6,32 milhões de dólares) e Reino Unido (10,22 milhões de dólares), com 17,26 milhões de dólares de investimento nas pequenas e médias empresas. Desse montante, 12.07 milhões de dólares são de empréstimos bancários e 4.41 milhões de dólares de IPOs. A quantidade de investimento vindo de investidores-anjo não foi medida.

O estudo teve como base a pesquisa "Entrepreneurs speak out: call to action for G20 governments" feita pela Ernst & Young em 2011 e ouviu empreendedores e fundos.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresG20Pequenas empresasStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar