Casa Opus: módulos da empresa são placas formam espécies de cômodos, de quatro lados, chão e teto (Casa Opus/Divulgação)
Victor Sena
Publicado em 19 de fevereiro de 2022 às 11h00.
Uma casa que tenha um custo de produção de 20% menor, feita em série e com partes que encaixam como um quebra-cabeça.
Esse é o negócio da construtora Opus, que ainda não chegou ao varejo, mas existe desde 2017 e fechou diversos contratos como fornecedora de conjuntos corporativos. De 2019 para 2020, o faturamento subiu 220%. De 2020 para 2021, ele disparou 550%.
A indústria possui 5 mil módulos locados e também desenvolve projetos de venda, com destaque para um projeto de 48 mil m² no Pará. Hoje, são cerca de 400 funcionários.
A empresa está montando uma nova fábrica em Betim, Minas Gerais, focada em automatizar o processo de construção dos módulos. A ideia é diminuir o tempo de produção deles de 30 para cerca de 7 dias. Atualmente a Opus trabalha com duas fábricas, nas cidades mineiras de Nova Lima e Parauapebas.
“Por que a gente precisa fazer a casa igual o homem das cavernas com brita, água, pedra sobre pedra, sendo que a gente tá falando da Tesla querendo ajudar o homem ir para a Lua?”, questiona o fundador e atual CEO da empresa, Felipe Ventura.
Os módulos da empresa são placas formam espécies de cômodos, de quatro lados, chão e teto. Cada lado tem o formato padrão de 6x2,3 metros, mas a ideia a partir deste ano de 2022 é começar a fazer versões mais personalizadas.
Os paineis são compostos por duas chapas de aço e uma de poliisocianurato, também conhecido como PIR. O material é uma espécie de espuma plástica, com boa resistência à inflamabilidade e estabilidade térmica.
Em cada um deles, existe um código em QR CODE em que é possível para a empresa acompanhar todo a "vida" do painel e entender a "história" dele na fábrica para solucionar possíveis reclamações dos clientes. Todos eles já vêm com a hidráulica e a elétrica embutida.
Segundo o CEO Felipe Ventura, a empresa focou em contratar pessoal especializado, principalmente vindo do mercado automobilístico, para desenvolver a automação e o programar os robôs que vão produzir os paineis na nova fábrica de Betim.
Hoje o principal produto da Opus são os modulos corporativos. Com a nova fábrica, a empresa lança a Casa Opus, oferecendo três modelos: apartamento padrão, apartamento com suíte e apartamento com 2 andares.
A Opus foi criada em 2017 com capital próprio, dos três fundadores Felipe Ventura, Leonardo Geo e Frederico Moretzsoh. Logo depois, conseguiram duas captações de 10 e 5 milhões de reais. Segundo Ventura, um dos diferencias para o modelo financeiro ter dado certo é que a empresa reinvestiu a receita das primeiras encomendas.