PME

Faturamento das pequenas empresas cresce 9,4% em São Paulo

Dia das Crianças e Natal impulsionam alta no faturamento das pequenas empresas paulistas

Calendário com dinheiro (Dreamstime.com)

Calendário com dinheiro (Dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2012 às 16h04.

São Paulo – Em agosto, faturamento real médio das pequenas empresas cresceu 9,4% na comparação com o mesmo mês de 2011, segundo a pesquisa Indicadores Sebrae-SP. A alta está ligada especialmente ao bom momento da indústria, que cresceu 15,4%.

As empresas paulistas faturaram 46 bilhões de reais em agosto deste ano. O faturamento médio por empresa foi de quase 30 mil reais. “Foi um resultado muito positivo e confirma uma tendência observada desde janeiro”, diz Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, em entrevista a EXAME.com.

O comércio aparece em seguida, com alta de 8,6%, impulsionado pela preparação para as vendas de Dia das Crianças e Natal. O setor de serviços teve crescimento de 7,9% no faturamento.

Em nota, o economista e consultor do Sebrae-SP, Pedro Gonçalves, explica que o “maior aumento de faturamento da indústria deve-se a uma base fraca de comparação, já que em agosto de 2011 o setor apresentou queda de 4,6% na receita real”. Para comércio e serviços, o bom momento econômico ajudou a aumentar o faturamento.

Entre janeiro e agosto, as pequenas empresas de São Paulo tiveram 4,5% de aumento real da receita na comparação com o mesmo período de 2011. Já com relação a julho de 2012, o crescimento foi de 8,3%. O interior do estado apresentou os melhores resultados. “Basicamente, isso se deve ao aquecimento da economia do mercado interno. Boa parte do que a pequena empresa fatura vem da venda para consumidor final ou para outra micro e pequena empresa”, explica Caetano.

Perguntadas sobre as expectativas, 52% das empresas esperam manter o faturamento nos próximos seis meses. Além disso, 56% disseram que a economia deve permanecer estável.

A pesquisa de conjuntura Indicadores Sebrae-SP é realizada com apoio da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e ouviu 2.716 micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismoPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar