Mulher usando computador (Ariel da Silva Parreira/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 22 de novembro de 2010 às 09h02.
Como funciona o e-commerce no mercado de franquias?
Dúvida enviada por Wanrley F. Ferreira, do Paraná
Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias
São Paulo – O e-commerce é um novo canal de vendas também para as redes de franquias. O grande desafio é administrar lojas físicas e virtuais, que são complementares, sem criar uma concorrência entre elas.
O ideal é que a venda via e-commerce seja administrada pela franqueadora com participação dos franqueados de acordo com a região de atuação. Permitir que o consumidor possa trocar ou retirar o produto comprado na internet na unidade franqueada mais próxima é uma boa política, já que acaba trazendo fluxo para a loja.
Se as franquias forem somente via e-commerce, o desafio é a distribuição territorial de atendimento dos clientes, analisando as principais área de atuação. A vantagem da vendas pelo e-commerce é a possibilidade de atender qualquer público, em qualquer lugar e a qualquer hora, sem precisar ter uma loja física, o que proporciona uma capilaridade maior do produto.
A recomendação para quem quer entrar com franquias e-commerce é avaliar esses aspectos muito bem antes de iniciar o processo, evitando criar expectativas que não tenha condições de atender e frustrar tanto os clientes como o resto da rede.
Claudia Bittencourt é especialista em franquias e diretora e sócia-fundadora da Bittencourt Consultoria.
Envie suas dúvidas sobre franquias para examecanalpme@abril.com.br.