Qual é o ciclo de vida de uma startup? (D Sharon Pruitt/Creative Commons)
Da Redação
Publicado em 9 de dezembro de 2010 às 09h44.
São Paulo - A Endeavor, organização sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo em 11 países, está ampliando sua atuação no Brasil com a abertura de unidades em novas geografias.
A organização inaugurou suas operações em Minas Gerais e Paraná este ano e planeja abrir unidades no Rio Grande do Sul e Pernambuco – unidade que atenderá todo o Nordeste – até o final do próximo semestre.
“O Brasil é muito grande e é difícil ajudar a desenvolver a cultura empreendedora sem estar fisicamente próximo aos locais”, justifica Lucas Melman, gerente de operações da Endeavor. “É preciso estabelecer uma rede de mentores e encontrar os empreendedores de alto impacto da região”, acrescenta.
Para abrir as operações regionais, a organização conta com o suporte financeiro de empresários locais bem-sucedidos, que também atuam como mentores dos empreendedores apoiados pela instituição.
Além dos mentores, a Endeavor coloca à disposição dos empreendedores serviços de consultoria para planejamento estratégico, recrutamento e seleção e auditoria, entre outros – tudo sem custo ou com valor subsidiado. “Eles apostam que os empreendedores são potenciais futuros clientes”, explica Melman.
A oportunidade de interação com outros empreendedores com negócios em estágio de desenvolvimento também é uma vantagem para quem recebe o apoio da organização. “O empreendedor não tem chefe, então é bom ter alguém em igual situação para conversar”, diz Melman. No Brasil, a Endeavor apoia 53 empresas e 95 empreendedores.