Léo Young, Zé Soares e Bel Pesce: dinheiro na internet para montar hamburgueria (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 28 de agosto de 2016 às 11h12.
São Paulo — A empreendedora e escritora Bel Pesce voltou a falar, na noite deste sábado (27), sobre a polêmica em torno do financiamento coletivo da hamburgueria Zebeleo.
"Quem me acompanha de perto sabe que sempre prezei pela transparência, honestidade e que tenho um DNA de colaboração e fazer juntos. Queria ter escrito esse texto logo que a primeira crítica apareceu, mas entendi que não era hora disso. Era hora de ouvir."
No relato, publicado em seu Facebook, ela conta que um dos principais sentimentos que experenciou nas últimas 36 horas foi de "decepção" consigo mesma, "por não ter feito as coisas como sempre fiz".
"Vivo minha vida em um constante malabarismo, e quando estou confortável, me desafio a fazer algo além para evoluir e aprender mais, sempre compartilhando meus aprendizados. Muitas vezes isso leva a uma necessidade de saber trabalhar no improviso, constantemente melhorando projetos a medida que aprendemos com eles."
Ela explica que o financiamento coletivo do projeto - que tinha como meta arrecadar R$ 200 mil, mas que foi cancelado após a polêmica nas redes sociais - foi para fora "das nossas redes e para além dos mundos com os quais estamos acostumados a lidar" e que "assume completamente a culpa" pelas eventuais falhas de comunicação e lacunas de informação do projeto.
"Uma outra coisa que percebi foi que não me coloquei no lugar das pessoas que estavam vendo o projeto totalmente de fora. Às vezes nos apaixonamos tanto por um projeto que ficamos cegos por ele. Fazia meses que nos encontrávamos para desenhar detalhes de uma experiência completamente diferenciada na hamburgueria (e que erramos massivamente em não explicar em detalhes na campanha), e isso tudo estava na minha cabeça de forma tão óbvia, que ignorei pontos extremamente relevantes. Por exemplo, para quem não tinha contexto algum do negócio, o fato de um dos sócios ter recebido um prêmio na mesma semana pesava muito."
Formada no MIT, uma das mais prestigiadas instituições de ensino do mundo, Bel conta que os últimos acontecimentos formam parte dos momentos mais importantes de sua vida em termos de crescimento pessoal e profissional. "Por isso quis parar e ouvir", explica a jovem, que afirma ainda que vai compartilhar os aprendizados em detalhes com seus milhares de seguidores. Na segunda-feira (29), Bel fará uma live para falar sobre o incidente.
"Para finalizar, deixo aqui dois pedidos. O primeiro e o mais importante: desculpe pela falta de informação nesse projeto. Eu me comprometo que diante de cada projeto, eu irei publicar em primeira mão o propósito principal por trás disso. Segundo pedido: vamos aprender juntos. Temos muito a aprender com essa história, tem muita gente já acompanhando esses capítulos, então vamos transformar em algo relevante para todos."