Programas para empreendedores: veja cursos e acelerações (Luis Alvarez/Getty Images)
Mesmo com a pandemia, entidades de apoio ao empreendedorismo, escolas e grandes empresas estão organizando cursos e programas de aceleração para ajudar as startups brasileiras. Para facilitar a busca dos empreendedores, EXAME preparou uma lista de programas de aceleração, cursos e capacitações gratuitas com inscrições abertas neste mês de julho.
Entre os cursos online pensados para este momento está uma extensa lista de especializações e MBAs executivos desenvolvidos pela EXAME em parceria com a Trevisan Escola de Negócios. Os cursos vão desde inovação, empreendedorismo e liderança a investimentos sociais de impacto e transformação digital.
A Natural One, marca de sucos 100% naturais, anunciou a abertura de inscrições para o Coletivo Natural, programa de aceleração que vai impulsionar projetos ligados à sustentabilidade e criatividade. O programa vai selecionar e premiar 3 projetos com 25.000 reais para que eles saiam do papel e se tornem realidade, além de oferecer mentorias digitais para esses negócios. Os negócios precisam se conectar com três categorias: natureza criativa, alimentação saudável e/ou empreendedorismo sustentável. Os três finalistas serão anunciados no dia 20 de setembro. Interessados podem se inscrever até o dia 22 de agosto, pelo site.
A Meta Ventures, braço de corporate venture capital da Meta, iniciou a seleção de startups para o segundo ciclo do “Call for SaaS”, programa de aceleração. Nesta edição, a empresa busca por hrtechs (startups de RH) que utilizam tecnologias como Big Data, IA, e automação para melhorar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência do setor e em temas como recrutamento de pessoas;people analytics; redução de turnover; benefícios para colaboradores; cultura organizacional, entre outros. As inscrições vão até 8 de agosto e podem ser feitas pelo link.
O Batalha das Startups é um reality show produzido pelo Programa Inova360 Startups na Record News que está com as inscrições abertas para a edição 2021. Podem participar startups de todo o Brasil que estejam na fase pré-seed e que já tenham um Mínimo Produto Viável (MVP) validado. Do total de inscritas, serão selecionadas 32 empresas para disputarem por 1 milhão de reais em prêmios, aceleração e mídia dentro do grupo, além de uma uma imersão no Vale do Silício, nos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas pelo link até o dia 15 de agosto.
O LelloLab, o laboratório de inovação da vida em comum criado pela Lello, empresa que administra condomínios, lançou uma aceleradora de projetos e ideias inovadoras. A iniciativa pretende ajudar empreendedores, pesquisadores e empresas em todos os estágios de maturidade, além de startups e até projetos de garagem (iniciativas que ainda estão no papel) por meio de mentorias, aproximação com investidores e conexão com os mais de 3.000 condomínios do Grupo Lello. As mentorias terão duração de 3 a 6 meses e as inscrições ficarão abertas até dia 30 de julho, no site do LelloLab.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram a sétima edição do Prêmio Nacional de Inovação, com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Os pequenos negócios selecionados participarão de duas imersões em ecossistemas de inovação, sendo uma nacional e outra internacional, e também terão direito a vagas no curso de Master in Business Innovation (MBI) do SENAI. As inscrições poderão ser realizadas por meio do site do prêmio até o dia 2 de outubro.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lançou quatro novas categorias para pesquisa e inovação. Agora, startups, micro e pequenas empresas de base tecnológica interessadas em solução de desafios propostos por médias e grandes indústrias podem contar com essas chamadas disponíveis na Plataforma Inovação para a Indústria. As propostas selecionadas receberão recursos e apoio para desenvolvimento de projetos, passando por processos de validação de protótipo. Mais informações e inscrições no site.
Fique por dentro das principais tendências do empreendedorismo brasileiro. Assine a EXAME.