PME

Esta é a sua última matéria exclusiva para assinantes Exame este mês. Acesse sua conta gratuita para continuar lendo.

Consumidor tem mais poder no mundo da moda

Consultor afirma que cliente quer ser surpreendido, emocionado e encantado. Para o profissional, não há inovação sem audácia

Empresas precisam entrar no sonho e no imaginário do cliente e a melhor ferramenta para isso é o design e a inovação (Christopher Furlong/Getty Images)

Empresas precisam entrar no sonho e no imaginário do cliente e a melhor ferramenta para isso é o design e a inovação (Christopher Furlong/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2011 às 16h36.

Cuiabá – O mundo da moda passa por uma revolução. As marcas, lojas e demais empresas do setor não mandam mais no mercado. As empresas precisam entrar no sonho e no imaginário do cliente e a melhor ferramenta para isso é o design e a inovação. A opinião é do diretor-presidente da Consultive Holding – consultoria para marcas de roupa do país –, Edson D'Aguano.

“Quem dita regras agora é o consumidor final. Ele quer ser surpreendido, seduzido, encantado e emocionado”, afirma D’Aguano. Para ele, acabou a mesmice e ninguém mais vai comprar o mesmo produto que já comprou ou usou. “Não tem inovação sem audácia. Os novos produtos terão de ter identidade pessoal. É como se o mesmo produto vendido em série fosse apresentado para cada pessoa de forma diferente”, diz.

D’Aguano participa de um talk show no 8º Seminário Design e Inovação MT, promovido pelo Sebrae no Mato Grosso. O evento acontece na noite desta terça-feira (29) e na quarta-feira (30), nos três turnos. O especialista vai apresentar propostas de como as empresas mato-grossenses podem inovar produtos a fim de fortalecer a marca no mercado

Outro talk show do seminário tratará sobre a mudança de hábitos focada no comportamento gourmet, pelo qual o consumidor escolhe, degusta, incorpora e compartilha com a sua rede social a experiência vivida. A conversa também vai reforçar a importância da marca e da intencionalidade clara para o crescimento da empresa.

O 8º Seminário Design e Inovação MT tambem terá oficinas, como a que vai mostrar formas de conquistar a atenção dos clientes por meio da vitrine. O facilitador será Manoel Alves Lima, considerado o papa do vitrinismo no Brasil. De acordo com a consultora para Comércio e Serviços do Sebrae, Denise Pimpim, a vitrine é a primeira forma de conquistar o cliente, principalmente para o comércio.

A intenção do evento é proporcionar aos empresários a oportunidade de aprender como tornar a empresa ainda mais atrativa. “Essa é uma excelente oportunidade de entender como arrumar a casa para receber esse cliente. Aprender a adequar todos os aspectos de apresentação e assim reforçar a marca”, explica Denise.

Acompanhe tudo sobre:ModaPequenas empresasRoupas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar