EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Construtoras e incorporadoras de pequeno e médio porte começaram recentemente a buscar parceria com fundos de private equity para concorrer com grandes empresas do setor. Em vez de se associar a grandes empresas ou vender seus projetos - o que podia resultar em perda de autonomia -, as pequenas e médias construtoras procuram captar recursos tornando-se sócias desses fundos e conseguindo financiamento mais barato.
Com foco nesse nicho de mercado, a Global Equity está lançando um FIP (Fundo de Investimento em Participações), o Global Equity Properties FIP, com previsão de captação de 500 milhões de reais. A operação deve ser fechada até o dia 30 de abril.
Os investimentos serão feitos em projetos imobiliários de construtoras e incorporadoras de pequeno e médio porte de até 50 milhões de reais de VGV (Valor Garla de Vendas), que ofereçam um retorno de 30% ao ano. Inicialmente, a Global Equity fechou com 20 construtoras, todas atuantes fora do eixo Rio/São Paulo.
O fundo poderá investir em imóveis comerciais, residenciais, redes hoteleiras e no setor turístico do Nordeste, por meio de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico). Mesmo com a crise no mercado norte-americano, muitos fundos estrangeiros do tipo voltaram as atenções a mercados emergentes. O potencial brasileiro é alto, já que o país tem um déficit habitacional de 8 milhões de residenciais e longos prazos de financiamento.
Fonte: Gazeta Mercantil - 02.04.2008