EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
ORGANIZAÇÃO
O que é: A organização é uma habilidade que ajuda o empreendedor a colocar em prática as metas traçadas no papel. Um pequeno ou médio empresário organizado é capaz de dividir os objetivos estratégicos em subtarefas a ser desempenhadas no dia a dia. Quem é organizado segue prazos e sabe cobrá-los -- de si mesmo e de seus funcionários --, tem documentados os procedimentos mais importantes da empresa e mantém registros de dados financeiros e processos.
Quando você não tem: Um empreendedor muito desorganizado tem menos chances de ganhar espaço no mercado. Não adianta estabelecer estratégias inteligentes se, na hora de colocá-las em prática, o empreendedor não é capaz de segui-las. "É preciso ter um mapa que indique maneiras de chegar ao objetivo", diz Marlene Ortega, da consultoria de recursos humanos e estratégia Relevantte. Caso contrário, a pessoa corre o risco de mudar de ideia com muita frequência, desvirtuar-se de suas metas iniciais e, ao final, não alcançar meta alguma.
Quando você tem demais: O empreendedor exageradamente organizado apega-se a formalidades e a rituais burocráticos e passa a executá-los até sem necessidade. Pode virar um autômato e permanecer anos sem mudar procedimentos que já caducaram. Alguns chegam a acreditar que estão progredindo, quando, na verdade, estão apenas cumprindo uma lista de tarefas.
O ideal: O empreendedor equilibrado sabe que o planejamento deve ser balanceado com a observação do mercado -- o que permite eventuais ajustes durante o percurso. "Estabelecer as regras para o sucesso é importante", diz Marlene. "Mas saber a hora de transgredi-las, também."