Ideia (Stock.xchng)
Da Redação
Publicado em 23 de fevereiro de 2011 às 15h33.
Como fazer um bom pitch para vender minha ideia a um investidor?
Respondido por Yuri Gitahy, especialista em startups
São Paulo - O pitch é uma palavra em inglês que denota o discurso do vendedor (na verdade, "sales pitch" é que seria um discurso de vendas). Os investidores e empreendedores brasileiros também usam essa palavra - sem traduzi-la para o português - para descrever uma sequência curta de frases para convencer um interessado a investir na sua startup ou comprar seu produto.
Um bom pitch é imprescindível para gerar interesse pelo seu projeto. Veja seus cinco componentes principais:
1) Curto. Você terá pouco tempo, então tente dar o recado em 1 minuto ou menos. Com esse minuto, você pode conseguir mais 5 minutos de atenção e uma reunião no futuro próximo. É daí que vem a expressão "elevator pitch", supondo uma situação em que o empreendedor pega um elevador com o investidor e tem poucos andares para convencê-lo sobre o projeto.
2) Claro. Já que você tem pouco tempo, seja o mais claro e preciso possível. Não faça floreios, vá direto ao ponto e tente se ater às principais características que descrevem seu produto. Não deixe margem para confusões, e tente achar alguma comparação que sirva de referência - por exemplo: "meu projeto é como X, só que atendendo o mercado Y", onde X e Y são bem conhecidos do seu interlocutor.
3) História. Seu produto pode ser inovador e muito diferenciado, mas seu pitch precisa mostrar isso de forma atraente. Uma história real pode ajudar você, onde (por exemplo) você enuncia o problema como parte de sua vida, de alguém próximo de você ou mesmo de alguém com quem o investidor vai se identificar.
4) Problema/Solução. O par problema/solução faz toda a diferença. Ao mostrar o problema que você aborda e a solução que seu projeto traz, você cria um vínculo com o ouvinte, ajuda a estabelecer a importância do projeto e mostra sua atratividade para o cliente.
5) Atrativo financeiramente. Não adianta ter um pitch claro, curto, contando uma história, com uma excelente solução para um problema latente, se ele não é atrativo financeiramente. Tente dar dados de mercado, ou mostrar que os consumidores têm uma grande propensão a gastar dinheiro com o que você vende.
Tudo isso em um minuto. Parece difícil, mas não é... para chegar lá, treine seu pitch o máximo que puder.
Yuri Gitahy é investidor-anjo, conselheiro de empresas de tecnologia e fundador da Aceleradora, que apoia startups com gestão e capital semente
Envie suas dúvidas sobre startups para examecanalpme@abril.com.br.