PME

Quem são os investidores anjos?

Número de anjos deve crescer ao longo do próximo ano em virtude do aumento das oportunidades de investimento em startups. Saiba quem são eles e o que eles fazem.

Quem são os investidores anjos? (Stock.xchng)

Quem são os investidores anjos? (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2011 às 11h07.

O que é e como trabalha um investidor anjo?
Respondido por Yuri Gitahy, especialista em startups

Angels, ou investidores anjo, são profissionais experientes que têm capital disponível para investir em novos empreendimentos. Em troca desse capital, eles esperam um percentual da empresa investida - ou seja, quando se ganha um angel, ganha-se um sócio.

Nos Estados Unidos, os primeiros angels de uma empresa são divertidamente chamados de 3 Fs: Family, Friends, and Fools (do Inglês família, amigos e trouxas). Em outras palavras, são pessoas que cercam o empreendedor, ou pessoas de posse que ele conseguiu convencer a investirem em sua ideia. Claramente, nota-se que esse tipo de sócio vai agregar com muito pouco além do dinheiro.

Angels que têm experiência e networking na área de atuação da startup são os melhores, e a esse capital damos o nome de smart money - traduzindo, dinheiro inteligente. Isso acontece porque ao mesmo tempo em que ele aporta capital, aporta também conhecimento e aconselhamento suficiente para acelerar o crescimento da empresa investida.

No Brasil ainda existem muitos poucos angels. Mesmo assim, esse número deve crescer ao longo do próximo ano em virtude do aumento das oportunidades de investimento em startups.

 


Yuri Gitahy é investidor-anjo, conselheiro de empresas de tecnologia e fundador da Aceleradora, que apoia startups com gestão e capital semente

Envie suas dúvidas sobre startups para examecanalpme@abril.com.br.


Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismodicas-para-seu-negocioPequenas empresasStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar