PME

Como saber se tenho perfil para ser franqueado?

Veja as dicas da especialista antes de escolher uma franquia

Como recrutar o melhores profissionais para sua startup (Getty Images)

Como recrutar o melhores profissionais para sua startup (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2010 às 09h09.

Como descobrir qual o perfil de um franqueado?
Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias

São Paulo - Saber se o empreendedor tem o perfil adequado para operar um determinado tipo de franquia já faz parte do processo de seleção de muitos franqueadores. Isso porque já está comprovado que o empresário operando um negócio formatado e com regras pré-definidas tem mais chances de ter sucesso se tiver o perfil adequado para o tipo de empresa.

Por exemplo, se o candidato a uma franquia tem perfil técnico com características predominantemente conservadoras vai ter dificuldade de operar em algo que exige habilidade comercial, criatividade e facilidade para relacionamentos.

A preocupação dos franqueadores com este aspecto tem o objetivo de ter em sua rede franqueados muito bem engajados no negócio e que obtenham os resultados projetados. Porém, além de ser uma preocupação dos franqueadores, é interessante também que o próprio empreendedor, candidato a uma franquia, faça o seu dever de casa que é analisar o seu perfil, saber quais características são predominantes e fazer uma autoanálise sobre os possíveis desafios que pode vir a enfrentar na gestão do negócio.

As ferramentas para análise de perfil existente no mercado ajudam muito e, mais recentemente, os coaches, profissionais com formação técnica em coach tem contribuído muito nesta análise. Não recomendo nem ao franqueador e nem ao franqueado arriscarem ou tomarem decisão pelo feeling. Pode sair caro tanto para o franqueador, que fica com um franqueado de perfil inadequado, e para o franqueado, que tem dificuldades para alavancar o negócio e obter os ganhos necessário, muitas vezes, para a subsistência própria e de sua família.

As ferramentas disponíveis e as sessões de coach são aplicadas por profissionais de empresas especializadas na seleção de franqueados e muitas vezes já fazem parte de um pacote de serviços prestados diretamente para a franqueadora ou para candidatos.


Claudia Bittencourt é especialista em franquias e diretora e sócia-fundadora da Bittencourt Consultoria.

Envie suas dúvidas sobre franquias para examecanalpme@abril.com.br.




Acompanhe tudo sobre:dicas-para-seu-negocioEmpreendedoresFranquias

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar