No meu mundo, eu tenho um fluxo interminável de pedidos para fazer algo por uma hora. Eu acabei de olhar minha agenda para as próximas duas semanas e quase tudo que outra pessoa agendou e me convidou é para uma hora.
Em contraste, todas as coisas que eu (ou minha assistente) agendamos são para 30 minutos. E muitas delas demoram apenas 5.
Se você agendou uma reunião por uma hora, é impressionante como maioria das vezes ela dura uma hora, mesmo quando não é necessário. Reuniões de diretoria de três horas, especialmente quando os membros da diretoria tiveram que viajar para estar nela, duram — que rufem dos tambores — três horas.
Durante o dia, de segunda a sexta, eu geralmente tenho uma vida bem programada. Passo por fases em que entro em Modo Criador, e já não agendo mais nada antes das 11 da manhã (com exceções ocasionais), e tento ter um final de semana bem desprogramado. Mas de segunda a sexta, minha agenda se parece bem com isso.
Com o tempo, eu desenvolvi algumas abordagens para lidar com essa vida massivamente super programada para me manter são. Aqui estão algumas delas:
Blocos de programação de 30 minutos
Já tentei de tudo. 60 minutos. 15 minutos. 5 minutos. 45 minutos. 37 minutos. A única coisa que descobri que funciona é 30 minutos. Se eu agendar para 15 minutos, inevitavelmente, eu tenho coisas demais em um dia e fico completamente exausto. Se eu marco para mais de 30 minutos, me encontro contando os minutos e tentando terminar a reunião. 30 minutos parece ser tempo ideal para fazer qualquer tipo de reunião.
Uma caminhada
Se eu for ter uma discussão longa, que exige mais esforço do que eu quero ter com alguém, eu faço uma caminhada. Eu tenho quatro rotas em volta do centro — caminhadas de 15, 30, 45, e 60 minutos.
Todas essas caminhadas têm o mesmo percurso, então mesmo quando eu agendo uma caminhada de 60 minutos, tenho uma forma fácil de transformá-la em uma caminhada de 30 minutos se ficar claro que isso é tudo que vou precisar. Ou, se eu estou nos primeiros 15 minutos e descubro que precisa ser uma hora, eu só estendo para a rota de 30 minutos.
No pior dos casos, se a caminhada dura muito tempo, eu coleto alguns passos extras para minha contagem diária.
Ligações telefônicas
Eu agendo quase todas as minhas ligações, exceto aquelas que são com pessoas de prioridade alta. Essas de alta prioridade interrompem o que quer que seja que estou fazendo ou são feitas no carro a caminho do escritório ou de casa.
Se você ficar ao meu lado, verá que meu telefone raramente toca e eu raramente faço ligações, já que a maior parte do meu mundo funciona por e-mail ou mensagem.
Terminar tudo cedo
Eu tento terminar tudo quando está pronto. Eu começo de cabeça e termino quando está acabado. Quando você dá 30 minutos para as coisas, você não tem tempo para gastar com introduções e explicações. Quando alguém começa falando dessa forma, eu interrompo e digo, o mais educadamente possível: “O que está na sua mente?”.
No telefone, minimizo a conversa fiada e tento ir direto ao ponto. E, após cinco minutos, quando terminamos, me divirto com a ideia de que tenho 25 minutos para fazer o que eu quiser! Estou sempre experimentando novas coisas. O que você faz para manter suas reuniões gerenciáveis e sãs?
*Matéria escrita por Brad Feld, empreendedor e investidor de startups de tecnologia e co-fundador da TechStars.Artigo originalmente publicado no blog do Unreasonable Institute.
-
1. Conectados
zoom_out_map
1/16 (nensuria/Thinkstock)
São Paulo - É muito comum
empreendedores alegarem que não conseguem ter boas ideias por causa da falta de tempo. Conseguir ter pílulas de inspiração no meio do trabalho ou dos momentos necessários de lazer parece algo complicado, mas as redes sociais podem ajudar nessa tarefa. Selecionamos 15 páginas de empreendedores de sucesso, brasileiros e estrangeiros, que merecem ser incorporadas ao seu feed de notícias do Facebook. Assim, é possível conhecer iniciativas e
ideias de negócio de quem já vivenciou o
empreendedorismo na prática sem precisar sair pesquisando por aí.
-
2. Alexis Ohanian
zoom_out_map
2/16 (Reprodução/Facebook)
Alexis Ohanian é um empreendedor para ser seguido por todos que se interessam por startups e internet. Co-fundador do site reddit, ele também é parceiro da investidora de capitais Y Combinator. Ohanian costuma postar
em sua página do Facebook atualizações sobre o reddit e também sobre outras ideias de negócio tecnológicas.
-
3. Bel Pesce
zoom_out_map
3/16 (Reprodução/Facebook)
A empreendedora Bel Pesce é fundadora da FazINOVA, escola de empreendedorismo e habilidades, e autora de três bestsellers: "A Menina do Vale", "Procuram-se Super-Heróis" e "A Menina do Vale 2". Ela posta
em sua página do Facebook palestras, chamadas em vídeo e também assuntos pessoais, como suas viagens pelo mundo.
-
4. Bill Gates
zoom_out_map
4/16 (Reprodução/Facebook)
Bill Gates é muito conhecido por ter sido o fundador da Microsoft.
Na sua página do Facebook, porém, o empreendedor também assume outro lado: o da filantropia, representado principalmente pela
Bill & Melinda Gates Foundation. Assim, Gates costuma fazer postagens não só sobre inovações tecnológicas, mas também sobre questões sociais, como desigualdade e saúde.
-
5. Caterina Fake
zoom_out_map
5/16 (Reprodução/Facebook)
A empreendedora Caterina Fake é co-fundadora da rede social de fotos Flickr, que depois foi comprada pelo Yahoo. Recentemente, ela fundou o site Findery. Fake posta
em sua página do Facebook vários artigos estimulando o empreendedorismo feito por mulheres, além de experiências pessoais, como viagem e gastronomia.
-
6. Conrado Adolpho
zoom_out_map
6/16 (Reprodução/Facebook)
Conrado Adolpho é fundador da Webliv, empresa de educação transformacional e socioemocional. Formado em marketing, Adolpho escreveu livros sobre o tema, como "Google Marketing" e "Os 8Ps do Marketing Digital". O empreendedor posta
em sua página do Facebook vídeos sobre seus projetos e artigos que falam, principalmente, de empreendedorismo digital.
-
7. Dave Morin
zoom_out_map
7/16 (Reprodução/Facebook)
Dave Morin é o fundador e CEO da rede social Path, que permite compartilhar conteúdo para até 50 contatos. O empreendedor e investidor também já trabalhou no Facebook.
Em sua página na rede social, Morin posta notícias sobre tecnologia e empreendedorismo digital, junto com suas fotos pessoais.
-
8. Eric Ries
zoom_out_map
8/16 (Reprodução/Facebook)
Eric Ries é um empreendedor mais conhecido pela obra "
The Lean Startup", que ajuda companhias e serem bem sucedidas em um ambiente de negócios cheio de riscos.
Na sua página do Facebook, Ries fala principalmente sobre o que chama de "movimento Lean", inspirado em seu best-seller.
-
9. Marco Gomes
zoom_out_map
9/16 (Reprodução/Facebook)
Marco Gomes é o criador da boo-box, empresa de propaganda digital que
alcança 60 milhões de pessoas por mês, e co-fundador
do aplicativo Mova Mais, que promete incentivar as pessoas a se exercitar diariamente com recompensas em um programa de benefícios.
Em sua página do Facebook, o empreendedor posta artigos sobre assuntos como publicidade digital e tecnologia. Além disso, Gomes também compartilha seus posicionamentos sobre questões sociais.
-
10. Mark Zuckerberg
zoom_out_map
10/16 (Reprodução/Facebook)
Para quem usa o Facebook, o nome Mark Zuckerberg já é bem conhecido. Ao seguir
a página do fundador da rede social, empreendedores podem encontrar não apenas novidades relativas ao Facebook, mas também novos projetos de Zuckerberg e opiniões sobre inovações tecnólogicas e questões sociais.
-
11. Richard Branson
zoom_out_map
11/16 (Reprodução/Facebook)
-
12. Romero Rodrigues
zoom_out_map
12/16 (Reprodução/Facebook)
Romero Rodrigues é o fundador do Buscapé Company, ferramenta online para comparação de preços de diversos produtos.
Em sua página do Facebook, o empreendedor posta frases motivacionais e artigos sobre empreendedorismo - alguns reproduzidos
do seu próprio site.
-
13. Sean Parker
zoom_out_map
13/16 (Reprodução/Facebook)
Sean Parker é co-fundador do Napster, antigo programa de compartilhamento de músicas em rede, além de ter trabalhado no Facebook. Hoje, ele é diretor no serviço de streaming Spotify.
Em sua página do Facebook, o empreendedor compartilha notícias sobre seus novos projetos, questões sociais, serviços tecnológicos e também histórias pessoais.
-
14. Seth Godin
zoom_out_map
14/16 (Reprodução/Facebook)
Seth Godin foi o fundador da plataforma Squidoo, que permite que usuários criem páginas para vender produtos. No ano passado, o site foi vendido para o HubPages). Além de empreendedor, Godin é autor best-seller, blogueiro e palestrante.
Sua página do Facebook é usada, principalmente, para replicar os artigos que ele posta em seu blog.
-
15. Tim Ferriss
zoom_out_map
15/16 (Reprodução/Facebook)
Timothy Ferriss, além de empreendedor serial e investidor em empresas como Facebook, Twitter e Uber, é também autor de três best-sellers do New York Times, incluindo o livro "Trabalhe 4 Horas por Semana".
Na sua página do Facebook, Ferriss costuma fazer sessões de perguntas e respostas, tanto para ele responder quanto para personalidades que ele entrevista. Também há postagens sobre seus podcasts, criatividade, inovação e assuntos pessoais.
-
16. Quer mais inspiração de graça?
zoom_out_map
16/16 (Thinkstock)