De acordo com a pesquisa, os aromas influenciam o comportamento dos consumidores (Creative Commons/Flickr)
Da Redação
Publicado em 25 de julho de 2013 às 10h26.
São Paulo – O cheio de chocolate pode fazer as vendas de livros aumentarem. Esta foi a conclusão que pesquisadores da Bélgica publicaram no Journal of Environmental Psychology depois de um estudo de como o aroma do doce influenciava o comportamento dos consumidores.
Segundo o estudo, com o aroma, aumentou em 2,22 vezes a probabilidade dos clientes examinarem melhor os títulos, consultarem os vendedores e comprarem. O experimento dos cientistas da Hasselt University durou 10 dias e descobriu que o aroma funciona para livros de gastronomia e romances, mas não com títulos de história ou suspense.
Os livros sobre comidas e bebidas tiveram um aumento de 40% nas vendas. A conclusão é que os lojistas podem usar aromas no ambiente para criar uma condição mais favorável de compras, levando o consumidor a explorar o local, segundo o jornal britânico Daily Mail.
Apesar de o estudo ter sido feito com livrarias, há outras pesquisas que indicam que o cheiro de uma loja pode influenciar os consumidores. Um levantamento feito em 2008 mostrou, segundo a revista Time, que as mulheres tendem a comprar mais roupas por impulso quando a loja tem aromas de biscoitos de chocolate. Há ainda cientistas pesquisando como aromas relaxantes podem aumentar as vendas e outros cheiros são capazes de fazer uma marca ser mais lembrada pelos consumidores.
Para pequenas empresas, vale explorar quais aromas poderiam ter a ver com seu produto e melhorar a experiência dos seus consumidores na loja. Muitas vezes, um cheiro agradável pode fazer com que eles se sintam mais confortáveis e inclinados a comprar.