Mantenha sua equipe bem treinada (Creative Commons/eBeam/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 30 de janeiro de 2013 às 09h24.
Como melhorar as apresentações do seu negócio
Respondido por Mário Rodrigues, especialista em vendas
Desde o surgimento dos primeiros computadores muitas coisas mudaram e, entre elas, a forma pela qual compartilhamos nossas ideias. Porém, seja por meio das redes sociais ou das apresentações em softwares como o PowerPoint, é importante ter em mente que a tecnologia é apenas uma ferramenta e não a responsável pela propagação efetiva de um conceito.
Nesse sentindo, quando estiver preparando os slides para a exposição da sua pequena empresa tenha em mente que as pessoas precisam receber estímulos que as façam ter foco e interesse legítimo, caso contrário todo o trabalho será em vão.
Isso quer dizer que telas cheias de textos com letras minúsculas e recursos visuais sem uma direção de arte bem definida só vão gerar distanciamento por parte do público. Em vez disso, trabalhe com o conceito “menos é mais” e deixe no slide apenas o que realmente é necessário para costurar a história que irá contar, o que exige mapear exatamente os assuntos que serão abordados e identificar a melhor forma de conectá-los.
Durante sua fala é preciso muito mais do que simplesmente ler o que está no slide. Pelo contrário, seu papel é o de conduzir a audiência por um caminho que apenas você conhece bem. Então, ensaie o máximo possível e faça com que a transição das telas seja natural o suficiente para acreditarem que você nem precisaria delas, que tudo poderia ser abordado em um bate-papo no café.
Lembre-se de que por trás de qualquer cargo, independentemente de qual é a empresa, temos um ser humano que, como tal, adora a sensação de ser surpreendido e encantado. Invista tempo e se dedique a criar sempre o melhor possível, pois essa preocupação será percebida por quem estiver do outro lado.