Reunião (Dreamstime.com)
Da Redação
Publicado em 6 de setembro de 2013 às 09h00.
Como lidar com familiares que trabalham na sua empresa
Respondido por Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas
É muito comum que o empreendedor empregue parentes e amigos em sua empresa já que há vantagens em trabalhar com pessoas que, além de confiáveis, dificilmente geram problemas trabalhistas.
Os problemas, entretanto, acontecem quando o excesso de intimidade começa a afetar o bom andamento do dia a dia, já que algumas dessas pessoas podem dar maus exemplos ao chegarem atrasadas, trabalharem pouco ou abusarem do poder. Veja cinco dicas para trabalhar melhor com parentes e amigos.
Estipule regras claras – Todos os funcionários devem ter horários bem definidos e atribuições claras, independente do parentesco. Se sua esposa ou filhos não podem trabalhar o dia todo, estabeleça um horário fixo com meio expediente, assim como cargos específicos. Se um amigo é o responsável pela área comercial, não poderá interferir, sem sua anuência, no setor de compras, por exemplo.
Valorize o mérito – A melhor forma de estimular qualquer profissional a crescer e se superar é premiar os melhores. Dê aumentos de salários, folgas extras, treinamentos especiais ou um cargo de chefia aos mais competentes e dedicados. Muitas vezes, os parentes reclamam desse critério, mas, se ele for justo, todos, inclusive eles, se esforçarão mais.
Não misture trabalho com lazer – O ideal é que, encerrado o expediente, não se discuta sobre a empresa à noite ou nos finais de semana. Usar as horas de descanso para falar de trabalho, além de cansativo, desgasta e tende a piorar a relação entre você e seus familiares.
Afaste os incompetentes – Não tolere pessoas tecnicamente desqualificadas ou com atitudes ruins em sua empresa, independente da amizade ou parentesco. Manter pessoas incompetentes, além de produzir resultados ruins, destrói a autoridade moral de qualquer gestor.
Invista em treinamentos – O melhor investimento que se pode fazer, principalmente nas pessoas que amamos, é aquele em que os recursos são aplicados em educação e treinamento. Pessoas bem qualificadas costumam retornar muitas vezes mais o valor gasto em treinamentos.