Tenha uma visão intercultural (Horia Varlan/Flickr/Creative Commons)
Da Redação
Publicado em 17 de fevereiro de 2011 às 15h13.
Como internacionalizar minha marca?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing
São Paulo - Instabilidade econômica e o grande mercado interno levaram nossas empresas a ficar muito tempo restritas ao território nacional. Essa situação está mudando e as multinacionais brasileiras já são consideradas desafiadoras globais.
Algumas grandes empresas brasileiras já têm projeção significativa. Treze fazem parte do relatório Global Challengers, elaborado pelo Boston Consulting Group (BCG) com o objetivo de apontar as 100 empresas de países emergentes que estão avançando sobre áreas de multinacionais consagradas.
O que as pequenas e médias empresas podem aprender com Brasil Foods, Camargo Corrêa, Coteminas, Embraer, Gerdau, JBS, Magnesita Refratários, Marcopolo, Natura, Odebrecht, Petrobras, Votorantim e WEG?
Vale a pena analisar as estratégias de internacionalização dessas empresas Afinal, o a lado bom de ser um entrante tardio é poder aprender com os erros dos outros e evitá-los.
Até pouco tempo, as pequenas e médias empresas brasileiras se restringiam à exportação como modo de entrada em países estrangeiros. Felizmente, essa realidade está mudando. Outras opções devem ser consideradas, como franchising, joint-ventures, fusões e aquisições ou mesmo a instalação de subsidiárias ou escritórios próprios.
A decisão a respeito da localização também é crítica. Costumamos ser mais conservadores e escolhemos começar por nossos vizinhos latino-americanos ou países onde a população fale português, como Angola ou Portugal. Vale a pena olhar o atlas e considerar todo o mundo. Pode ser que seu público-alvo esteja na Islândia ou na Austrália.
Depois de decidir para onde ir e como entrar nesse mercado, considere fazer adaptações no seu composto de marketing. Um pequeno ajuste no produto ou na forma de comunicação pode ser a chave para o sucesso.
Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM.
Envie suas dúvidas sobre marketing para examecanalpme@abril.com.br