Presentes de Natal (Alan Cleaver/Creative Commons)
Da Redação
Publicado em 14 de dezembro de 2010 às 09h25.
Como evitar que as despesas extra do final de ano – como pagamento de 13º salário, cestas de Natal e brindes para clientes – desequilibrem as contas da minha empresa?
Respondido por Márcio Iavelberg, especialista em finanças
Muitas empresas se apertam nesse finalzinho de ano por conta das despesas extras como 13º salário dos funcionários, brindes, presentes e festas de confraternização.
Uma boa maneira de evitar essa dor de cabeça é provisionar esses gastos desde o início do ano. Sabendo-se que teremos esses desembolsos, normalmente entre novembro e dezembro, porque não guardar 1/12 desse valor desde janeiro? Reservando parte do resultado, mensalmente, evitamos os sustos.
O que freqüentemente acontece em muitas empresas é a necessidade de se captar recursos junto aos bancos para viabilizar esses pagamentos, tornando a conta ainda maior por conta dos juros.
Portanto, uma dica é aproveitar esse finalzinho de ano e montar definitivamente um planejamento orçamentário para 2011. Muitas pequenas e médias empresas ainda não têm o hábito de organizar seu orçamento e fluxo de caixa, o que lhes garantiria maior controle e evitaria problemas como este.
Márcio Iavelberg é sócio da Blue Numbers Consultoria Empresarial, especializada em PMEs. É administrador, com MBA em Finanças e especialização em Direito Tributário.