PME

Como escolher o tipo de sociedade ideal para o seu negócio

Especialista fala sobre os três fatores que influenciam esta decisão

Documentos empilhados (Stock.xchng)

Documentos empilhados (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 15h50.

Como escolher o tipo de sociedade ideal para o seu negócio

Respondido por Felipe Frossard Romano, advogado

Empresa individual, sociedade limitada, sociedade anônima, empresa de responsabilidade limitada. Essas são algumas formas de sociedade do Brasil. A escolha do tipo societário ideal para uma nova empresa depende de três fatores principais: o objeto social da empresa, a tributação que recairá sobre a operação, e a proteção patrimonial que os sócios terão de acordo com a opção feita.

O objeto social deve ser analisado porque várias atividades possuem regramento específico. Escolher a opção errada pode ser um problema para o empreendedor

Hoje, o Brasil tem basicamente três regimes distintos de apuração de impostos. O primeiro, que pode ser utilizado na maioria das atividades, é o Simples Nacional, em que a empresa recolherá unificadamente quase todos os impostos e contribuições, tal regime, porém, somente poderá ser utilizado quando o faturamento da empresa estiver abaixo do teto discriminado na legislação.

Os outros dois modelos de regime de apuração vinculam-se ao Imposto de Renda auferido, sendo estes os regimes de apuração pelo lucro presumido e pelo lucro real. Em relação ao regime de apuração pelo lucro presumido, este também será calculado considerando o faturamento da empresa e também não pode ser utilizado quando a empresa promover determinadas atividades dispostas na legislação. Já o regime de apuração pelo lucro real poderá ser utilizado pelas empresas em geral, contudo, sua utilização é usualmente recomendada para empresas de grande porte. 

O último e principal ponto a ser considerado é a proteção que o patrimônio pessoal do sócio terá com a criação da empresa. Os diversos tipos de empresa possuem regras diferentes quanto à forma de proteção patrimonial que os bens dos sócios terão. Apenas para delimitar o tema, existem determinados tipos societários que garantem proteção aos bens dos sócios e existem outros tipos de sociedade cujas regras determinam que os bens pessoais do sócio poderão responder pelas dívidas contraídas pela sociedade empresarial. 

Felipe Frossard Romano é advogado especializado em direito tributário do escritório KBM Advogados.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Impostos para PMEDicas de legislação de PMEdicas-para-seu-negocioPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar