São Paulo – Saber negociar é uma habilidade importante para empresários que precisam lidar com clientes e fornecedores. Mas, controlar a ansiedade e negociar não são tarefas fáceis para a maioria dos empreendedores.
O consultor e especialista em vendas Mario Rodrigues, do IBVendas, gravou uma série de vídeos para o programa Dicas para Empreendedores, de EXAME.com, sobre esse assunto. Em menos de 5 minutos, veja algumas recomendações para aprender a negociar melhor.
1. Controle o nervosismo
É comum ficar nervoso durante uma negociação com um cliente ou fornecedor. Entretanto, todo pequeno empresário deve aprender a controlar esse sentimento e não deixar que isso interfira na conversa. Uma recomendação é ficar atento aos gestos para não denunciar o seu nervosismo.
[videos-abril id="103729bc0c1bb7470ed447381c3a08d1?autoplay=true&startoutput=720p" showtitle="false"]
2. Prepare-se
As chances de uma negociação dar certo diminuem bastante quando o empreendedor acredita que não precisa se preparar. Saber quais são os interesses do outro lado e o que ele pode oferecer em troca são algumas coisas que todo empresário deve fazer.
[videos-abril id="3d7298b5a64f4e7e6e31a01111412c3f?autoplay=true&startoutput=720p" showtitle="false"]
3. Não faça qualquer coisa para ganhar
Muitos empreendedores acreditam que para fechar um negócio é preciso ceder para o outro lado. Entretanto, o momento final de uma negociação não deve ser encarado dessa maneira. Controlar a ansiedade é uma das principais recomendações do especialista.
[videos-abril id="4c106b2af4e601a5d3fc487512511397?autoplay=true&startoutput=720p" showtitle="false"]
-
1. Empreenda!
zoom_out_map
1/12 (Thinkstock)
São Paulo – Largar o emprego e abrir a própria empresa não é fácil. Requer muita dedicação, planejamento e custos. Pensando nas pessoas interessadas em ter o seu micro ou pequeno negócio, o
Sebrae elaborou uma série com dez dicas que estão disponíveis no canal da
instituição no Youtube. Veja a seguir algumas dicas para quem deseja empreender e começar bem.
-
2. 1. Tenha atitude
zoom_out_map
2/12
Um empreendedor não pode ficar parado e esperar as oportunidades aparecerem. Ter iniciativa, persistência e comprometimento são algumas habilidades para quem quer ter um negócio de sucesso. Além de determinação e otimismo para encarar os obstáculos do caminho.
-
3. 2. Desenvolva a ideia de negócio
zoom_out_map
3/12
Interessados em abrir a própria empresa precisam desenvolver bem a ideia de negócio antes de investir capital. Definir bem quais são os custos para abrir o negócio, calcular o montante de capital de giro necessário e buscar um ponto comercial adequado são alguns passos importantes.
-
4. 3. Defina o modelo de negócios
zoom_out_map
4/12
Os detalhes de um modelo de negócio podem ajudar o empreendedor a visualizar como será o seu empreendimento. Qual a necessidade do seu cliente? Para quem é seu negócio? Como será definido o preço do produto ou serviço? São alguns exemplos de perguntas que o empresário precisa responder.
-
5. 4. Calcule as despesas da empresa
zoom_out_map
5/12
O que o seu negócio precisa para começar? Faça uma lista dos investimentos necessários como reformas, mão de obra, matéria prima, entre outros. E não se esqueça de outros gastos como aluguel, água e energia elétrica.
-
6. 5. Foque no bom atendimento
zoom_out_map
6/12
Ter um bom atendimento é essencial para conquistar clientes e chamar a atenção de outros por meio da propaganda boca a boca. Empreendedores iniciantes não devem investir em expressões negativas, contar mentiras e ignorar reclamações de clientes.
-
7. 6. Invista no planejamento
zoom_out_map
7/12
O equilíbrio entre as demandas e os recursos que o empreendedor tem é essencial para que o empreendimento tenha um começo bom. Definir metas e estabelecer as estratégias são atitudes necessárias para um planejamento alinhado.
-
8. 7. Faça o plano de negócios
zoom_out_map
8/12
Definir bem o mercado que você deseja atuar é o primeiro passo para quem quer ter o próprio negócio. Estudar os concorrentes, conhecer os clientes e pesquisar sobre os fornecedores são outros passos necessários.
-
9. 8. Pesquise sobre o mercado
zoom_out_map
9/12
Consumir o produto ou serviço não significa que o empreendedor conhece bem o mercado. Por isso, para que o empreendimento seja um sucesso é preciso conhecer bem o mercado que você deseja atuar. O mercado pode fornecer informações valiosas para que os riscos sejam minimizados.
-
10. 9. Busque um financiamento
zoom_out_map
10/12
Muitas vezes, os empreendedores não tem o capital suficiente para o negócio começar. Recursos para a compra de um imóvel ou um veículo podem vir de um financiamento. Informações sobre o negócio e os sócios são dados básicos para que o financiamento seja realizado.
-
11. 10. Formalize sua empresa
zoom_out_map
11/12
A legalização de uma empresa é essencial para que ela possa crescer e prosperar. Decidir o tipo jurídico da empresa, definir o faturamento estimado e estabelecer a quantidade de funcionários são alguns passos para formalizar o negócio.
-
12. Agora, leia mais sobre empreendedorismo
zoom_out_map
12/12 (Divulgação)