PME

BuscaPé lança classificados virtuais para aumentar a audiência do seu negócio principal

O novo negócio surge apenas nove meses depois de o site de comparação de preços ter comprado seu principal concorrente, o BondFaro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Cerca de oito anos depois de ter criado o site de comparação de preços BuscaPé, o empresário paulistano Romero Rodrigues vai apostar em classificados gratuitos pela internet. O novo site do BuscaPé, o QueBarato!, foi lançado oficialmente ontem (28/03). Nesse portal, os anúncios são gratuitos e abertos para qualquer usuário. Os produtos divulgados são, na maioria, usados.

"O portal não vai, ao menos diretamente, buscar lucro", diz Rodrigues. A principal função do novo site, por enquanto, é gerar acessos para o BuscaPé, principal portal do grupo. Hoje, o BuscaPé funciona com publicidade paga por clique. O QueBarato! terá alguns links para anúncios do Buscapé, o que deve trazer aumento do fluxo de visitações. Hoje, cerca de 15 milhões de usuários visitam, mensalmente, as páginas do grupo. O BuscaPé faturou, segundo especialistas do mercado, cerca de 40 milhões de reais no ano passado. A criação do novo site vem apenas nove meses depois da aquisição de seu principal concorrente, o BondFaro.

"A idéia desse novo site é boa e inovadora no Brasil", diz Gastão Mattos, consultor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. O principal desafio do QueBarato!, na opinião de Mattos, é conceder um serviço que, mesmo sendo gratuito, consiga atender às expectativas dos dois pólos de uma negociação - o comprador e o vendedor. "Se um desses dois lados não colher resultados com o novo site, a cadeia se quebrará e o projeto perderá o sentido", diz. "Será preciso medir audiências e entender de onde vêm os cliques que conduzem ao BuscaPé".

O QueBarato! foi desenvolvido num departamento de pesquisas do Buscapé, apelidado de "garagem", um espaço onde os empregados da empresa podem desenvolver seus próprios projetos. "É um pouco sem graça dizer isso, mas nosso investimento foi mínimo", diz Romero Rodrigues. "Basicamente, trabalho". Para divulgar o novo site, a empresa pretende investir cerca de 3,5 milhões de reais em publicidade e marketing - em campanhas que só envolverão a internet.

O site se propõe, também, a anunciar vagas de emprego e as tradicionais buscas por relacionamento, entre outras demandas. A homepage do site não é editada. Aparecem, lá, as mensagens mais votadas pelo internauta. Por isso, reúnem-se todo tipo de anúncio - desde "vendo um lindo sítio próximo da Pampulha", "patins com rolamento blindado" até "Procuro casal".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar