OPeração brasileira tem maior faturamento do grupo, superando inclusive a matriz (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h11.
São Paulo - A rede francesa de lavanderias 5àSec prepara uma ofensiva para expandir os negócios na América Latina sob um novo modelo de atuação.
A companhia adquiriu o controle da master franquia brasileira que até então representava a marca no País com sucesso. A operação brasileira responde sozinha por 26% da receita global da companhia e em agosto tornou-se a geografia com maior faturamento no grupo, superando inclusive a matriz.
A marca deve encerrar o ano com faturamento de 200 milhões de reais no Brasil - 28% a mais que no último ano.
Nelcindo Nascimento, que atuava como master franqueado, foi convidado a dirigir as operações da rede na América Latina. Sob o comando do executivo, o grupo pretende ampliar sua cobertura das atuais 308 unidades no País para 720 unidades até 2015.
Além de estender a rede de franqueados, a 5àSec vai apostar também na abertura de lojas próprias. Segundo Nascimento, o plano é abrir 72 unidades nos próximos 5 anos. "O grupo acredita no negócio. É tão bom que nós mesmos estamos investindo", justifica.
De acordo com o executivo, as franquias continuam desempenhando um papel importante na estratégia da companhia. Uma vantagem do novo modelo, segundo Nascimento, é que os franqueados que quiserem vender suas lojas não precisarão esperar por um comprador - a própria matriz poderá fazer uma oferta pelo negócio.
Dentro do plano de ampliação da rede, está prevista a abertura de 50 novas franquias neste ano e 53 no próximo. O foco da expansão são cidades com até 150 mil habitantes no interior dos principais Estados.
O objetivo da marca é ampliar a sua participação no setor dos atuais 32% para 50% até 2015. "O mercado brasileiro está muito aquecido. No passado atingíamos apenas 1% da população, hoje a nossa penetração já está em 3%", diz Nascimento.
<hr> <p class="pagina">Além de reforçar a atuação no seu tradicional segmento de lavanderias, a 5àSec aposta em um novo filão de mercado, o de serviços de costura. <br><br>Neste ano, a rede <a href="http://portalexame.com/pequenas-empresas/noticias/5-sec-traz-marca-servicos-costura-brasil-563062.html"><strong>trouxe para o Brasil sua marca 5àfil</strong></a><strong>,</strong> criada em 2003 para atender a demanda por serviços de reparos e costura sob medida. Já foram inauguradas sete franquias sob a nova bandeira no Brasil e a meta é chegar a 100 unidades em todo o País até 2015.<br><br>O investimento total para implementação da franquia é de 100 mil reais, incluindo custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro. O faturamento médio é previsto em 30 mil reais mensais e o prazo de retorno é de 36 meses.<br><br>Já as franquias 5àSec tem custo inicial de implementação de 400 mil reais e retorno previsto em 30 a 36 meses. O faturamento médio é de 40 mil reais mensais.<br><br>De acordo com o planejamento da empresa, a rede 5àfil deve gerar 25% da receita do grupo no Brasil dentro de cinco anos.<br><br>Além de expandir os negócios no Brasil, a rede também planeja reforçar sua atuação em outros países da América Latina, incluindo Colômbia, Peru e Equador. A meta é chegar a 2015 com 1 mil unidades em toda a região. O grupo 5àSec faturou 300 milhões de euros em 2009 e conta com mais de 1,8 mil unidades distribuídas em 25 países.<br><br>Leia mais sobre <a target="_blank" href="http://portalexame.com/noticias-sobre/franquias1.shtml"><strong>franquias</strong></a> e <a href="http://portalexame.com/noticias-sobre/pequenas-empresas1.shtml" target="_blank"><strong>pequenas empresas</strong></a>.<br><br>Siga as notícias do site EXAME sobre <a href="http://twitter.com/EXAME_empreende" target="_blank"><strong>pequenas e médias empresas no Twitter</strong></a>.<br> </p>