Prato com Acarajé Baiano (Creative Commons)
Da Redação
Publicado em 29 de junho de 2012 às 14h58.
Salvador - Preparar as baianas de acarajé para o mercado de trabalho. Esse é o objetivo principal de um dos cursos do Programa Oportunidades Copa 2014, que está capacitando vários segmentos de maneira a suprir as demandas do mundial de futebol. Duas novas turmas estão sendo formadas para receber a capacitação entre os dias 9 e 13 de julho.
“A ideia é fazer com que os participantes ofereçam serviços e produtos com mais qualidade e melhorem a competitividade dos negócios”, explica a gestora de projetos do Sebrae na Bahia, Célia Lima. De acordo com ela, desde o início do programa já foram capacitados 212 ambulantes e 101 baianas de acarajé.
Os cursos têm duração de 20 horas e vão acontecer até outubro de 2012. Neles, os profissionais são capacitados nas áreas de gestão empresarial, por meio dos módulos Sei Vender e Sei Comprar, e recebem informações sobre os benefícios de se tornar um Empreendedor Individual (EI). Durante os encontros também são abordados temas como legislação, manipulação de alimentos, qualidade no atendimento e informações turísticas.
A capacitação é uma realização da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) e Sebrae na Bahia, com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Abam. Também conta com o apoio da prefeitura de Salvador e do Programa Vida Melhor, voltado para a inclusão socioprodutiva.
As aulas serão ministradas na sede do Bloco Malê Debalê, em Itapuã, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, na Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (Abam), que fica no Memorial das Baianas, Belvedere da Sé, na Praça da Sé. É necessário levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o Documento de Arrecadação Municipal (DAM).