EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Muitos setores devem ganhar um impulso extra com as possibilidades de interação que deverão ser trazidas pela TV Digital, em uso há cerca de um mês. Segundo os especialistas e empresários do setor, grandes oportunidades devem aparecer nos próximos anos para empresas inseridas na cadeia produtiva de cinco frentes -- TV aberta, TV por assinatura, IPTV (compra de programas individuais ou em pacotes), Web TV e TV Móvel (em celulares, carros, ônibus, trens, etc). "Quem for inovador e criativo tem na TV Digital um prato cheio para novos negócios", diz Roberto Franco, presidente do Fórum Nacional de TV Digital e diretor de Tecnologia do SBT. Eis alguns dos produtos e serviços que devem ser bastante procurados:
Equipamentos - fabricantes de conversores e de aparelhos de TV devem se preparar para o crescimento de seus negócios. Deverá aumentar também a demanda por aparelhos de TV ou conversores com gravador embutido, DVDs e outros recursos
Softwares - deve aumentar o mercado para aplicativos que possibilitem a interatividade do espectador. Tanto as emissoras quanto os espectadores terão mais interesse em adquiri-los à medida que aumentar o costume de participar de enquetes e brincadeiras em tempo real.
T-commerce - No jargão do meio, é o comércio eletrônico feito pela TV. Pode-se repetir aqui um fenômeno como o observado na internet - e abrir espaço para empresas de certificação digital e canais de lojas eletrônicas. A rede Magazine Luiza já tem estudos para vender seus produtos pela televisão.
Informações -- com a multiplicidade de canais nas diferentes mídias deve crescer o espaço para produção de conteúdo. É uma oportunidade para produtoras de vídeo, agências de publicidade e todo tipo de provedor de informação.
Publicidade - as agências terão de investir em campanhas com alto grau de interatividade, que incluam formas de degustação dos produtos anunciados e forneçam detalhamento das informações sobre eles