EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
No momento de apresentar um plano de negócios aos investidores, como um empreendedor pode deixar claro que o seu negócio é viável financeiramente? Como argumentar, no papel, que a idéia tem tudo para trazer bons retornos aos capitalistas de risco? José Dornelas, especialista em plano de negócios, dá alguns conselhos sobre o assunto. Sua empresa, a Empreende, acaba de realizar um curso sobre o tema.
Recursos
Os empreendedor deve listar no papel tudo que pretende gastar a curto, médio e longo prazo. Depois, é preciso identificar quais serão as fontes para esses recursos, para que os gastos sejam mais planejados. "Imobilizar capital para comprar imóveis ou fazer reformas no prédio, por exemplo, não é a melhor idéia", diz Dornelas. "Quase sempre, é melhor procurar um empréstimo para isso e assim assegurar seu capital de giro, que normalmente têm juros mais altos".
Informações
O empreendedor precisa preparar demonstrativos de fluxo de caixa, de resultado e outras informações para que o potencial investidor tenha balizas na hora de avaliar se o empreendimento é viável. "Se o empreendedor não conseguir fazer isso sozinho, poderá ter a ajuda de um contador", diz Dornelas. O plano de negócios deve, ainda, trazer dados sobre retorno de investimento. "Não basta dizer em quanto tempo o investimento trará retorno", diz Dornelas. "É preciso comparar com outras empresas da mesma área, pois só assim é possível saber se a perspectiva é mesmo boa".
Previsão de saída do investidor
Segundo Dornelas, o empreendedor deve apresentar, já no plano, de que maneira o investidor poderá resgatar seu capital. "O investidor não ficará no negócio o resto da vida", diz Dornelas. "O empreendedor deve apontar as possíveis estratégias de saída do investidor".