PME

7 passos para saber se o seu negócio é um sucesso nas redes

As redes sociais são uma das melhores vitrines para qualquer negócio. Você aproveita todo o potencial que elas oferecem?

Conectada: sua empresa tem boa presença nas redes sociais? (Foto/Thinkstock)

Conectada: sua empresa tem boa presença nas redes sociais? (Foto/Thinkstock)

Mariana Desidério

Mariana Desidério

Publicado em 14 de julho de 2017 às 15h00.

Última atualização em 14 de julho de 2017 às 15h00.

Uma das melhores vitrines para qualquer negócio são as redes sociais. Nesses canais, é possível estabelecer um relacionamento com o seu público de interesse, criar conexão, trocar ideias e promover produtos e serviços. E tudo isso com recursos que permitem acompanhar o que está funcionando ou não.

Se o seu negócio já tem uma página nas redes sociais, vale a pena verificar o sucesso das ações e começar agora mesmo um plano de ataque para bombar os resultados!

Faça o checklist que preparamos para você e confira o que pode ser melhorado já, para começar imediatamente a trazer mais clientes e vendas para a sua marca:

1)      O seu negócio está nas redes sociais certas?

Para ter sucesso é preciso estar nos canais que de fato são usados pelos clientes. Não sabe quais são? Então, é só conversar com as pessoas que já compram de você e descobrir.

2)      A sua página tem uma imagem, uma identidade visual, bem definida?

É muito importante que a sua marca seja bem trabalhada e facilmente identificada pelos clientes. Trabalhe as capas, posts e outras interações, sempre projetando a sua logomarca e usando as suas cores e tipo de letra, por exemplo.

3)      Há uma periodicidade bem definida nas postagens?

Não adianta publicar muito conteúdo em um dia e depois ficar semanas sem se comunicar. Nas redes sociais, é fundamental ter ritmo e estar presente sempre. Então, veja os melhores horários e dias da semana para criar um calendário de publicações.

4)      Hoje a sua marca publica 80% de conteúdo para 20% de promoção?

Apesar de querer vender, aposte mais na conexão com os seus clientes e em entregar conteúdos relevantes, de valor, sobre comportamento, curiosidades, tendências etc. E use somente 20% das publicações para promover as vendas e ofertas. Dessa forma, o seu público confiará mais na marca e frequentará mais a sua página. E tudo isso facilitará a conversão de vendas.

5)      Você realiza ações para interagir com as pessoas da página?

A interação é uma poderosa estratégia digital. Então, realize concurso cultural e outras iniciativas que permitam aos usuários se relacionarem com a marca, aparecerem e ainda compartilharem as publicações.

6)      A sua marca faz impulsionamentos e outras ações de publicidade?

Hoje é imprescindível investir um pouco em publicidade, para promover posts ou anúncios, por exemplo. Assim, além de trazer mais pessoas para a sua página, você ainda aumenta o alcance orgânico, ou seja, os seus posts aparecem para mais pessoas sem pagar por isso.

7)      Você acompanha os indicadores das redes sociais?

Confira o número de curtidas na página e nos posts e também aproveite para usar os recursos que cada rede social tem, para verificar o engajamento. Ou seja, quantas pessoas compartilham e fazem outras ações com as suas mensagens. Aproveite para ver os temas que mais fazem sucesso e aposte mais nesse tipo de post. Quer ter mais ideias? Acompanhe a sua concorrência e o mercado e veja os resultados deles e o que estão fazendo nas redes.

Cuidar da sua marca nas redes sociais pode parecer que dá muito trabalho. Mas, na verdade, é uma das mídias de maior impacto e melhor relação custo x benefício para se comunicar com os seus clientes e aumentar as vendas.

Então, faça o teste e comece agora mesmo a aplicar os recursos que farão a sua página ter ainda mais sucesso!

Mônica Lobenschuss é fundadora da rede de franquias de mídias sociais Social Lounge.

Envie suas dúvidas sobre marketing e redes sociais para pme-exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismoRedes sociaisVendas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar