PME

7 passos para que o novo negócio não acabe com sua vida pessoal

Como conciliar uma rotina extenuante dos primeiros anos do negocio com sua vida pessoal? Veja:

Decepção: pesquisa aponta os motivos de insucesso nos negócios inovadores e indica como superar tais obstáculos (Foto/Thinkstock)

Decepção: pesquisa aponta os motivos de insucesso nos negócios inovadores e indica como superar tais obstáculos (Foto/Thinkstock)

Mariana Fonseca

Mariana Fonseca

Publicado em 29 de março de 2017 às 15h00.

Última atualização em 29 de março de 2017 às 15h00.

Dicas para equilibrar vida pessoal com a rotina de empreendedor

Empreender é para os fortes: é preciso muita dedicação, trabalho duro e disciplina para fazer as coisas acontecerem. Porém, além de empreendedores, somos seres humanos, com necessidades normais do dia a dia.

Como conciliar uma rotina extenuante dos primeiros anos do negocio com sua vida pessoal? Vão aqui algumas dicas importantes:

1 — Aprenda a delegar tarefas que não dependem exclusivamente de você

Centralização e controle podem acabar com seu negócio. Ninguém fará as tarefas igual a você, e isso não é um problema. Aprenda a delegar e aceite que as pessoas trabalham de forma diferente.

2 — Organize prioridades

Algo tão fácil de falar, mas tão difícil de executar. Concentre-se no que é importante para o seu negócio, e não somente no que é urgente. O urgente consome o seu dia: o importante garante o futuro do seu negócio.

3 — Use a tecnologia a seu favor sempre

Existem vários aplicativos de organização. Identifique aquele a que mais você se adapta: isso vai economizar bastante tempo com organização de tarefas e acompanhamento de atividades.

4 — Aprenda a usar a nuvem

Isso dá fácil acesso a arquivos e documentos que são essenciais e sempre utilizados no dia a dia. Por exemplo, contatos, documentos da empresa e documentos pessoais dos sócios. Isso facilitará, quando houver necessidade.

5 — Reserve um tempo para cuidar de você e da sua vida pessoal

É difícil, mas necessário. Isso vale para ir à academia, fazer visitas ao médico e outros afazeres pessoais. Não deixe acumular, porque só gerará ansiedade e estresse.

6 — Participar de cursos, eventos e palestras

Isso é fundamental para construção da sua rede de relacionamentos. Porém, é preciso escolher bem os eventos: vá a pelo menos um a cada 15 dias e, quando for ao evento, não fique com a cabeça no negócio. Caso contrário, você não fará bem nenhuma das duas coisas.

7 — Estabeleça pelo menos um ou dois dias por semana que você terá um horário fim

Parece impossível, mas não é. Isso é importante para não desequilibrar vida pessoal e profissional, e para você possa ter um respiro necessário para liberar sua mente para novas ideias.

E por fim, como empreendedores, sabemos que a jornada é incrível, mas não deve ser sua única razão de existir. O equilíbrio é necessário para garantir sua saúde mental e física, e continuar dando força para você e para seu negócio.

Ana Fontes é fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME).

Envie suas dúvidas sobre empreendedorismo para pme-exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-empreendedorismoEmpreendedorismoPequenas empresas

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar