-
1. Aposte nas cores
zoom_out_map
1/7 (Divulgação/Kirshenbaum Bond & Partners West)
Mudar a cor de um ambientes é uma maneira simples de dar uma nova cara ao escritório sem fazer transformações radicais – às vezes basta pintar uma parede ou investir em alguns móveis coloridos para dar mais vida ao espaço. “Existem empresas que usam muito a cor, aplicando inclusive conceitos da cromoterapia para tornar o ambiente mais agradável para os funcionários e clientes”, conta a arquiteta Moema Wertheimer, sócia da MWA Arquitetura, responsável pelo projeto do escritório do Google no Brasil.
-
2. Ouse nos móveis
zoom_out_map
2/7 (Divulgação/MWA Arquitetura)
Trocar todo o mobiliário todo da empresa pode ser um investimento alto demais, mas trazer alguns móveis novos e chamativos para áreas de maior exposição, como a recepção ou a copa, é uma alternativa viável para causar impacto. “Uma opção interessante é mudar o acabamento, trocar o estofado, acrescentar detalhes que dão uma nova cara ao móvel velho”, sugere Moema.
-
3. Invista em tecnologia
zoom_out_map
3/7 (Divulgação/MWA Arquitetura)
Investir em tecnologia é uma maneira interessante de mostrar aos clientes que a empresa está antenada às tendências e não fica parada no tempo. “Não tem coisa mais ultrapassada que entrar em uma empresa e ver aquele monte de monitores de tubo nas mesas”, diz a arquiteta. Criar um ambiente Wi-Fi ou colocar uma televisão de tela plana são propostas interessantes para dar um ar high-tech à recepção ou a salas de reunião sem gastar muito. Para os ambientes internos, notebooks e telas de LCD são a melhor pedida.
-
4. Crie espaços de convívio
zoom_out_map
4/7 (Divulgação/MWA Arquitetura)
Muitas empresas enfrentam o desafio de acomodar em um mesmo espaço gerações muito distintas de profissionais, desde jovens “millenium”, aficionados por tecnologia e adeptos de modelos mais flexíveis de trabalho, até executivos mais sênior, que valorizam ambientes mais tradicionais. Uma saída para aproximar os funcionários de perfis distintos é criar espaços de convívio agradáveis, que facilitem as conversas e fomentem a interação. “É interessante criar uma área informal com poltronas e mesas onde as pessoas possam socializar. O networking é um elemento cada vez mais importante da vida corporativa e ele deve acontecer dentro da própria empresa”, recomenda Moema.
-
5. Valorize a ergonomia
zoom_out_map
5/7 (Divulgação/Herman Miller)
Investir em móveis ergonomicamente corretos é fundamental para preservar a saúde dos funcionários e pode até trazer impactos positivos na produtividade. “Muitas vezes as empresas fazem uma economia indevida em mobiliário. A cadeira, por exemplo, é um item importante, porque o funcionário passa a maior parte do dia sentado”, destaca a arquiteta. Soluções simples, como reguladores de altura de monitores, podem trazer melhoras radicais para o dia-a-dia dos seus colaboradores, que trabalharão muito mais felizes.
-
6. Use a iluminação adequada
zoom_out_map
6/7 (Divulgação/MWA Arquitetura)
A iluminação ideal pode valorizar cada ambiente da empresa, além de garantir economia nos gastos com energia. “Não precisa ser tudo igual. Em locais de reuniões informais, uma iluminação menos intensa é mais agradável. Já áreas em que se executa trabalhos que exigem mais concentração e precisão demandam luzes mais fortes”, explica Moema. Uma recepção bem iluminada sempre causa um impacto maior nos visitantes.
-
7. Utilize materiais reciclados
zoom_out_map
7/7 (Divulgação/Clive Wilkinson Architects)
Use e abuse dos materiais reciclados na hora de remodelar seu escritório. Além de promover a sustentabilidade, você pode dar um ar inovador ao ambiente. É o caso da empresa ao lado, que reaproveitou containers de navio para criar salas de trabalho e reunião em um antigo galpão desativado. “É importante também promover a coleta seletiva dentro da empresa e isso exige um planejamento. Não adianta ensinara reciclar, se não tiver as lixeiras adequadas”, aconselha a especialista.